A Transavia France anunciou que vai retomar os voos para Portugal a partir de 15 de junho, de Lyon e Nantes para Faro, Porto e Lisboa, com as ligações de Paris e Montpellier previstas para dia 26.
Em comunicado, a companhia aérea low-cost do grupo Air France-KLM referiu que a partir de 15 de junho «abrirá as suas primeiras ligações para Portugal (Faro, Lisboa e Porto) de Lyon e Nantes e, a partir de 26 de junho, de Paris-Orly e Montpellier».
«Os voos serão retomados progressivamente em função do levantamento das restrições nas fronteiras», indicou a empresa, adiantando que «a partir de 26 de junho novos destinos e rotas serão propostos aos passageiros em Portugal, Espanha, Itália, Grécia, Croácia, Irlanda e Islândia».
No total, a empresa prevê realizar 25% do seu programa de voos.
A companhia aérea indica ainda que «a ampliação progressiva, e com precaução, do programa de voos está sujeita à evolução da epidemia em cada país».
A Transavia France deu ainda conta de medidas que irá tomar na operação para maximizar a segurança, sendo que no check-in os passageiros terão que chegar «duas horas antes do voo para permitir o cumprimento estrito das regras sanitárias», haverá o uso obrigatório de máscaras, a «limpeza reforçada dos balcões de check-in e entrega automática de bagagem», a «disponibilização de gel hidroalcoólico nas zonas de check-in e de embarque» e gestão de filas de espera, entre outras medidas.
No embarque, será medida a temperatura dos passageiros e estes serão organizados de forma a reduzir o contacto.
Durante o voo, a tripulação terá máscaras, haverá gel hidroalcoólico e será garantida a filtragem de ar «a cada três minutos com filtros HEPA, que garantem uma filtragem idêntica à dos blocos operatórios».
No dia 26 de maio, a empresa anunciou que «a partir de 04 de junho, a Transavia voa de Amesterdão para seis destinos: em Portugal (Faro e Lisboa), Grécia (Atenas, Heraklion e Tessalonica) e Espanha (Málaga)».
Lusa