Afinal, Espanha só abre fronteiras com Portugal a 1 de julho
[Imagem: iStock]

Espanha vai levantar as restrições à entrada de pessoas nas fronteiras com Portugal e França a partir de 1 de julho. E não a partir de 22 de junho, como tinha anunciado esta manhã a ministra da Indústria, Comércio e Turismo espanhola, Reyes Maroto.

Ao pequeno-almoço, a ministra tinha confirmado que, no caso de França e de Portugal, «a partir de 22 de junho as retrições à mobilidade terrestre serão eliminadas», acrescentando que «em princípio, as quarentenas serão eliminadas». À tarde, o Executivo espanhol veio retificar e esclarecer a situação. – «A mobilidade internacional segura» terá lugar a partir de 1 de julho e não a 22 de junho. A mudança de posição do Executivo espanhol surgiu depois de o Governo português ter pedido «esclarecimentos» e manifestado estar «surpreendido» com as declarações da responsável governamental de Madrid.

As autoridades espanholas encerraram as fronteiras em meados de março, com a entrada em vigor do estado de emergência, exceto a residentes, trabalhadores transfronteiriços e camionistas, a fim de impedir a propagação do coronavírus. A 1 de julho, se não surgirem mais retificações, as fronteiras com Portugal estarão abertas.

Partilhar