10 programas de voluntariado no estrangeiro

No momento em que fomos chamados a mostrar o melhor de nós, a grande maioria da população mundial deu uma resposta à altura. Solidariedade, empatia e respeito foram algumas das qualidades demonstradas no período da pandemia e isso não se pode perder. O turismo de voluntariado é uma excelente forma de dar continuidade às boas ações. É assim já há algumas décadas e não faltam opções para colocar em prática este tipo de iniciativas. A pensar nisso, a Condé Nast Traveller escolheu 10 projetos para viajar ajudando. São organizações na Ásia, África, Europa e Américas que fazem a diferença nos mais variados setores.

ORBIS EXPEDITIONS, MALAWI
O apoio aos pequenos negócios é o foco desta organização do Malawi. A ideia é participar num forum com as populações locais, partilhando conhecimentos sobre áreas de negócio, boas práticas de gestão ou aconselhamento de estratégias. O forum faz parte de uma experiência de 7 ou 9 dias que inclui trekking junto às ravinas do Monte Mulanje, estada numa plantação de chá e descanso numa ilha do lago Malawi. A seleção dos participantes é feita de acordo com a sua experiência nesta área de interesse.
Desde 2008 euros por pessoa.
Orbis-skills.com

RELIEF RIDERS INTERNATIONAL, MONGÓLIA
Em mais de 15 anos esta organização já forneceu ajuda médica, escolar ou alimentar a mais de 25 mil pessoas nas áreas mais remotas da Índia, Equador ou Turquia. A novidade deste ano é a Mongólia, com 12 voluntários a percorrer, a cavalo, as estepes para instalar pontos de agricultura biodinâmica e tratamentos dentários às populações locais. A iniciativa é de 12 dias e vai decorrer no início de agosto.
Desde 5600 euros por pessoa.
Reliefridersinternational.com

GLOBAL HIMALAYAN EXPEDITION, ÍNDIA E NEPAL
Um grupo de 20 voluntários percorre os Himalaias para difundir o milagre da luz, neste caso, a energia. Os participantes levam consigo, durante este trekking de 9 a 14 dias, painéis solares para instalar nas aldeias remotas que encontram pelo caminho. Desde 2014 já mais de 100 localidades receberam este avanço tecnológico.
Desde 1900 euros por pessoa.
Ghe.co.in

BIOSPHERE EXPEDITIONS, ARMÉNIA
Recolher informação sobre a vida selvagem, é isso que esta organização faz há mais de 20 anos. Criação de áreas protegidas e proteção dos animais fazem parte da lista de tarefas a realizar e este ano as atenções viram-se para as montanhas Khustup, na Arménia. É lá que ursos, linces, leopardos e lobos se encontram em perigo. Para ajudar e descobrir numa viagem de 13 dias.
Desde 2280 euros por pessoa.
Biosphere-expeditions.org

SUMBA HOSPITALITY FOUNDATIONS, INDONÉSIA
A ilha de Sumba é conhecida pelo surf, pelas cascatas e lagoas, mas não é o local mais procurado de um país com grandes números de turistas internacionais. Assim, foi criado um ecolodge (o Maringi Eco Resort & Spa) e escola de hotelaria para dar formação aos jovens da comunidade. Os voluntários vão poder ajudar com aulas de Inglês, yoga, permacultura e jardinagem, por exemplo.
Desde 160 euros por dia, por pessoa.
Sumbahospitalityfoundation.org

SEED, MADAGÁSCAR
Esta enorme ilha ao largo do continente africano é um dos 17 locais do mundo considerados megadiversos em termos ambientais. Cerca de 80% da sua fauna e flora não podem ser encontradas em qualquer outro lugar do planeta. Aqui, os voluntários vão poder ajudar em cuidados de saúde, conservação e projetos de ensino, sendo que mais de 90% do valor pago por este pacote de 14 dias vai diretamente para apoio às comunidades.
Desde 890 euros por pessoa
earth-changers.com

ESCOLA DE CULINÁRIA DE SINGITA, TANZÂNIA
O turismo na Tanzânia está a crescer e há uma procura cada vez maior por profissionais de cozinha, nomeadamente chefs. A ideia é dar ferramentas e conhecimento às populações em redor da Reserva de Singita Grumeti. Desde que a atividade começou já perto de meia centena de alunos conseguiram emprego a cozinhar. Participe nas ações, cozinhando e contribuindo para o futuro destes jovens da Tanzânia.
Aulas de cozinha desde 40 euros por pessoa.
Singita.com

PENDA PHOTO TOURS, ÁFRICA DO SUL
Este programa de voluntariado decorre na Cidade do Cabo, mais concretamente nos bairros problemáticos desta capital sula-fricana, as townships. A ideia passa por percorrer estas áreas fotografando e contando histórias, doando o trabalho efetuado para material de comunicação do Penda Trust. Pacote de oito dias.
Desde 1600 euros por pessoa
responsible-travel.com

DOMINO VOLUNTEERS, COLÔMBIA
Decorre na cidade de Cartagena e envolve mais de 30 empresas e fundações locais. As áreas de ação vão do apoio a crianças no desporto até à agricultura sustentável. Os pacotes variam entre um e 30 dias de trabalho no terreno.
Desde 425 euros por pessoa.
Dominovolunteers.com

THE EUROPEAN NATURES TRUST, ITÁLIA
A duas horas de Roma ficam os vales do Parque Nacional de Abruzzo, Lazio e Molise. É lá que encontramos cerca de 60 espécimes de ursos castanhos em perigo. Apoie os esforços de conservação eliminando cercas de arame farpado e instalando vedações elétricas num programa com a duração de 4 dias.
Desde 1900 euros por pessoa.
Steppestravel.com

Partilhar