Publicidade Continue a leitura a seguir

Malta eleito o melhor destino LGTB+ da Europa

Descubra 10 razões que vão convencê-lo a visitar Malta, clicando nas setas.
1. Mergulho e atividades aquáticas O arquipélago de Malta é um dos melhores destinos na Europa e do mundo para praticar mergulho e snorkelling. As Ilhas Maltesas têm mais de 100 locais de mergulho e diversas grutas, cavernas, túneis e desfiladeiros. O San Dimitri Point, o Wied il-Ghasri e o Buraco Azul, em Gozo, são das principais referências nesta atividade. Na ilha principal pode ainda visitar a piscina de St Peter.
2. As praias deslumbrantes Malta está repleta de praias e areais deslumbrantes. A Fundação de Educação Ambiental de Malta distinguiu 12 praias do arquipélago com o estatuto de Bandeira Azul. E algumas delas estão classificadas como locais ideais para praticar surf – Ghajin Tuffieha, Golden Bay e Ghadira Bay.
3. Refugie-se em Gozo Se pretende sentir a essência rural e tranquila de Malta, Gozo é a ilha ideal para isso. A paisagem pitoresca inclui igrejas barrocas, fortalezas, casas rurais e zonas piscatórias fascinantes. É aqui que pode encontrar o templo pré-histórico mais bem preservado do arquipélago – o complexo neolítico de Ggantija. A vida noturna é também muito animada.
4. A incrível vida noturna A vibrante atividade noturna em Malta está a tornar-se cada vez mais famosa e diversificada. A população maltesa gosta bastante de divertir-se e o clima ajuda. É muito comum ver bares e restaurantes com terraços à beira-mar, em qualquer altura do ano. Considere visitar Qawra e St Julian's.
5. A arquitetura Especialmente a capital de Malta, La Valleta, possui obras arquitetónicas invejáveis. O novo e imponente edifício do Parlamento foi desenhado pelo premiado Renzo Piano e concluído em 2014. A estrela arquitetónica do arquipélago é a Co-Catedral de São João. Foi construída no século XVI por Gerolamo Cassar e abriga uma enorme obra assinada por Caravaggio.
6. La Valleta – capital europeia da cultura É uma cidade pequena mas foi nomeada a Capital Europeia da Cultura de 2018. No verão a agenda de grandes eventos não tem fim com mais de 400 espetáculos. Todas as iniciativas contam com a presença de especialistas da área. Não faltam opções de museus para visitar – a Sala de Guerra de Lascaris, o Museu Nacional de Arqueologia, o Museu do Brinquedo e o Museu Nacional de Guerra.
7. Festivais musicais Malta é novamente a casa de um dos maiores espetáculos musicais do mundo – a Ilha da MTV. Durante alguns dias este arquipélago é o epicentro da música mundial. O festival Mac's Lost & Found é um paraíso musical ao longo de clubes, barcos, praias e castelos. Algo que não pode mesmo perder.
8. Locais da serie televisiva Game of Thrones Os fãs desta série vão ficar deliciados se visitarem o arquipélago de Malta. Vários locais foram escolhidos para as filmagens da primeira temporada da serie televisiva – o portão de Mdina e a praça de Mesquita, em Mdina, o forte Ricasoli, em Valleta e o palácio de San Anton são alguns dos exemplos.
9. Gastronomia de Malta Para quem prefere fazer uma viagem mais gastronómica e experimentar os pratos destas ilhas, não há espaço para desânimo. Malta é muito diversificada e uma opção bem viável. Combina sabores de diferentes culturas do mundo sempre com um pequeno toque característico maltês. Experimente os tradicionais pastizzi (bolo tradicional), biz-zejt ftira (pão frito com azeite), ou desfrute de uma bigilla (pasta de favas ou feijão) incomparável. É uma oferta que cativa qualquer amante de boa comida.
10. Atividades desportivas ao ar livre Não faltam opções em Malta para a prática de atividades desportivas. Para além do mergulho, os mais aventureiros têm a oportunidade de descobrir as ilhas percorrendo as suas praias, montanhas e salinas. Tem muitos espaços próprios para corrida e percursos especiais de bicicleta. Existem mais de 1500 locais de escalada.

Publicidade Continue a leitura a seguir

Malta conquistou o título de «Melhor destino europeu para turistas LGBT+» pelo quarto ano consecutivo.

Com uma pontuação de 90%, o arquipélago de Malta, localizado no Mediterrâneo, ganhou o primeiro lugar no índice LGA-Europe Rainbow Map, uma ferramenta que seleciona os 49 países europeus de acordo com as leis e políticas de igualdade LGBTI.

Desenvolvido desde 2009 pela ILGA-Europa, este ranking anual classifica os países segundo as suas leis e políticas que têm impacto na vida da comunidade LGBT+. «Igualdade, questões familiares, discurso de ódio, reconhecimento legal de género, liberdade de expressão e direitos de asilo também contribuem para a classificação», lê-se em comunicado.

«Os malteses têm uma grande reputação de bondade e excelente hospitalidade, e isso reflete-se na maneira como recebem todos os viajantes das ilhas, incluindo, é claro, o mercado LGBT+», realça Peter Vella, diretor no Reino Unido e Irlanda da Autoridade do Turismo de Malta, em comunicado. «Malta tem uma combinação única entre cultura, tradição e histórica assim como uma mentalidade moderna e acolhedora em relação aos viajantes LGBT+. Todos os malteses continuam a ser um exemplo impressionante para outros países europeus seguirem», acrescenta o responsável.

Neste país europeu, existem diversas atrações e locais dedicados à comunidade LGBT+, nomeadamente o Rubies Bar e as praias de Ghajn Tuffieha e Gnejna Bay.

Percorra a fotogaleria acima para descobrir 10 razões que vão convencê-lo a visitar Malta.

Imagem de destaque: iStock