A editora Lonely Planet pediu a surfistas profissionais, jornalistas e fotógrafos de surf que escolhessem e contassem porque alguns spots são tão especiais. O resultado final está no livro Epic Surf Breaks of the World, com 200 destinos perfeitos para o surf.
Estes nove lugares na Europa integram essa lista e todas as informações e dicas estão reunidas no que pode comprar aqui.
Reconhece esta imagem?
Clique nas setas e descubra quais são os melhores spots de surf na Europa.
[Imagens:DR]
Nazaré, Portugal
o destino já não precisa de apresentação e admiração e respeito pelas suas ondas gigantes é tanta que mesmo que não se vá surfar, vale a pena ir assistir ao espetáculo até porque tem um dos melhores pontos de observação do mundo.
La Gravière, France
Conhecido entre os sufistas como «La Grav». A amplitude das marés é tão grande que as ondas mudam com muita frequência, por isso há que estar preparado para as alterações.
Mundaka, Espanha
Fica na costa do País Basco e é conhecida pela sua imprevisibilidade, mas é também isso que aqui atrai surfistas experimentados.
Staithes, Inglaterra
Conhecido apenas dos surfistas mais experimentados. Alf Alderson, fotógrafo que escreve para o livro da Lonely Planet escreve que as grande ondas de «The Cove» lhe fazem pensar que podiam estar em Portugal
Supertubos, Portugal
É nesta praia de Peniche que acontece uma etapa do circuito mundial de surf e é por isso bem conhecida em todo o mundo. Este anos as provas foram canceladas, mas está prevista prova em Peniche em fevereiro de 2021.
Sennen Cove, Inglaterra
Na costa da Cornualha é um spot concorrido em especial no verão, que é aqui mais ameno do que em Staithes no norte.
The Peak, Irlanda
Toda a costa tem boas ondas para surfar. Junto a um dos melhores swells da Europa, a vila de Bundoran tornou-se numa icónica aldeia surfista.
Thurso, Escócia
Apesar da temperatura o surf é cada vez mais popular na Escócia e spots como este já são bastante concorridos.
Unstad Bay, Noruega
A temperatura média da água está abaixo de zero por isso é preciso ir bem equipado com proteção para as mãos e pés. Entre abril e agosto os dias são tão longos que se pode surfar quase 24 horas por dia.