Chegou, viu e conquistou o mundo. O peixe cru com arroz e algas é um dos petiscos mais internacionais, tendo viajado do Japão para todos os continentes, mas há pormenores deliciosos na sua História.

A primeira referência a este tipo de comida terá surgido no século II na China, onde o peixe cru era colocado sobre arroz para melhor se preservar, sendo depois comido sem acompanhamento. A técnica chegou ao Japão 500 anos depois e os nipónicos foram ainda mais longe: passaram a comer o arroz com o peixe. Só no século XVII foi iniciado o tempero do arroz com vinagre e isto permitiu que fosse imediatamente consumido. No século XIX surgiram os famosos nigiri e a venda ambulante pelas ruas. E tornou-se ainda mais popular. Já na segunda metade do século XX, com a fusão de culturas, surgiram os rolos Califórnia e a presença da fruta. E a história do sushi promete não ficar por aqui. Que tal começar já hoje a inovar, em sua casa? RS

[Imagem: Getty Images]
INGREDIENTES
Para o arroz: 1 chávena e meia de arroz para sushi, 5cm2 de alga kumbu, 4 colheres de sopa de saké;
Tempero do arroz: 4 colheres de sopa de vinagre, 3 colheres de sopa (rasas) de açúcar), 3 colheres de sopa de saké, 1 colher de sopa (rasa) de sal
Para o recheio: salmão, pepino, kiwi, atum, queijo, manga, abacate, cebolinho
Para a preparação: 1 esteira de bambu, alga nori, wasabi e vinagre de arroz.

PREPARAÇÃO
Lave o arroz até a água sair menos leitosa. Coloque a cozinhar o arroz em água fria (3 chávenas). Acrescente o Kombu e retire-o assim que o arroz começar a secar. Junte saké à cozedura, que deve ser em lume brando. Tape a panela depois de seco. Coloque o arroz cozido ainda quente num recipiente de plástico ou de vidro e adicione tempero. Mexa, como se estivesse a cortar e deixe o arroz arrefecer antes de começar a fazer os rolos. Para preparar os recheios, corte o peixe em tiras com 1cm de largura e espessura, descasque o pepino e corte-o em tiras. Corte finamente o cebolinho, o kiwi em tiras, tal como o morango, manga ou abacate. Para enrolar, coloque a alga Nori sobre a esteira com a parte brilhante para baixo.

Passe uma pequena quantidade de wasabi na parte de fora de uma das extremidades. Molhe as mãos no vinagre de arroz e espalhe o arroz sobre a alga. Coloque o recheio sobre o arroz, deixando uma borda de meio centímetro. Enrole o sushi com cuidado e faça a alga colar. Coloque na bandeja com a emenda da alga para baixo e use uma faca afiada para cortar. Entre cada corte, limpe bem a faca.

Artigo completo publicado na Volta ao Mundo de maio. Clique aqui para saber mais informações sobre a assinatura da revista.


Artigo publicado originalmente na edição de maio de 2020 da revista Volta ao Mundo, número 307.

Partilhar