Turismo perdeu 70% de movimento desde o início da pandemia (Foto: Pixabay)

A ONU quer harmonizar os controlos sanitários entre países e criar corredores especiais para turistas. Esta foi uma das principais conclusões da reunião Organização Mundial de Turismo (OMT), organismo das Nações Unidas, que juntou 95 países e representantes de empresas em Las Palmas (Espanha), entre outros, e que procurou soluções que permitam a rápida retoma do setor a curto prazo, de forma a mitigar os efeitos nefastos da quebra de procura durante a pandemia.

“Pedimos a adoção de protocolos internacionais para os exames de covid-19 antes da saída e a aceitação dos resultados na chegada ao destino”, lê-se na declaração final dos participantes da cimeira. Tal medida teria que levar em conta o “caráter confidencial” do perfil dos viajantes.

Os participantes pediram ainda urgência no lançamento de corredores que permitam “facilitar as viagens de turismo e negócios entre países ou cidades com situações epidemiológicas similares.”

Colocando o dedo na ferida, a OMT lembrou que desde o início da pandemia o setor do turismo “perdeu dezenas milhões de empregos” e que não é previsível a retoma até que seja disponibilizada a nível global uma vacina que elimine a doença.

Dados da Organização Mundial do Turismo, cuja sede central se situa em Madrid (Espanha) estimam que, até agosto, foi registada uma quebra de 70% do turismo internacional.

Partilhar