O Monte Merapi foi o mais recente vulcão a entrar em atividade na Indonésia (Foto: Agung Supriyanto/AFP)

O Monte Merapi, na ilha de Java (Indonésia), um dos vulcões mais ativos do Mundo, entrou novamente em erupção.

Nada a que a Indonésia não esteja já habituada. O país tem cerca de 130 vulcões ativos e é mesmo conhecido como o Círculo de Fogo do Pacífico, além de concentrar 40% dos recursos geotérmicos a nível mundial.

Entre os vulcões mais ativos deste arquipélago asiático, constituído por 17.508 ilhas, está também o de Krakatoa, que em abril do ano passado entrou em erupção com as cinzas a atingirem 15 quilómetros de altura.

Nada que se compare à enorme explosão verificada em 1883, quando os detritos foram lançados a 100 quilómetros, fenómeno que provocou um tsunami e foi sentido em paragens tão longínquas como França.

A tragédia provocou, então, 36 mil mortos.

Krakatoa, um dos vulcões mais ativos da Indonésia (Foto: Pixabay)

Situado nas proximidades de Yogyakarta, capital cultural da Indonésia, o Merapi expeliu agora lava vermelha mais de duas dúzias de vezes em apenas dois dias e causou centenas de pequenos terremotos vulcânicos.

Os dados foram avançados pela agência geológica da Indonésia, a qual adiantou que jatos de lava foram projetados até 700 metros de distância.

Os residentes de Yogyakarta próximos foram aconselhados a evitar a área num raio de cinco quilómetros da cratera e alertados sobre os perigos da lava, bem como sobre o material vulcânico que paira no ar.

No mês passado, o vulcão expeliu enormes nuvens de fumo e cinzas. A última grande erupção do Monte Merapi aconteceu em 2010 e matou mais de 300 pessoas, forçando a evacuação de 280 mil pessoas.

Foi a erupção mais poderosa desde 1930, quando cerca de 1.300 pessoas perderam a vida. Outra explosão, em 1994, causou 60 mortos.

Em novembro último, a erupção de um vulcão no Monte Ili Lewotolok, que expeliu cinzas a 4.000 metros de altura, obrigou à evacuação de 2.800 pessoas na ilha de Lembata, também na Indonésia.

 

Partilhar