A Cabo Verde Connect Services, que através da companhia portuguesa SATA assegura ligações aéreas para o arquipélago, anunciou o prolongamento da suspensão de voos de e para Portugal até ao final de abril.
A suspensão das ligações de Lisboa para a Cidade da Praia e para a ilha do Sal está em vigor desde 10 de fevereiro. O prolongamento dessa decisão foi justificado com o estado de emergência em vigor em Portugal, que implica “o fecho/controlo das fronteiras, apenas permitindo viagens classificadas de essenciais.”
Os voos Lisboa/Praia ficam assim parados até 28 de abril e as ligações à ilha do Sal até 25 de abril.
A Cabo Verde Connect Services, que iniciou operações em dezembro, mantém os voos semanais de Boston (Estados Unidos) para a Praia, operados igualmente pela SATA Azores Airlines via Ponta Delgada.
Numa altura em que a Cabo Verde Airlines, detida em 39% pelo Estado cabo-verdiano e liderada por investidores islandeses, continua sem anunciar qualquer prazo para a retoma dos voos comerciais, a portuguesa TAP continua a ser a única companhia a ligar a Europa às ilhas de Santiago e São Vicente.
Os aeroportos cabo-verdianos agravaram a perda de movimento em fevereiro, com pouco mais de 25.000 passageiros, uma quebra de 89% face ao mesmo mês de 2020, antes da pandemia de covid-19 afetar o tráfego aéreo.
Os dados constam do boletim de tráfego da empresa pública Aeroportos e Segurança Aérea (ASA).
Já o número de passageiros em embarques, desembarques e trânsito foi de 14.283 em voos domésticos e 11.067 em voos internacionais, totalizando desta forma 25.350 passageiros, contra os mais de 232 mil em fevereiro de 2020 (-89%).
Os aeroportos cabo-verdianos já tinham perdido 85% dos passageiros e 75% do movimento de aeronaves em janeiro, em termos homólogos.
O Aeroporto Internacional Amílcar Cabral, na ilha do Sal, a mais turística de Cabo Verde e que tem registado um movimento anual acima de um milhão de passageiros, contou em fevereiro com apenas 4.256 passageiros em desembarques e embarques de voos internacionais e domésticos.
O aeroporto da capital, na Praia, movimentou em fevereiro um total de 14.451 passageiros, uma quebra de 69% face ao mesmo mês de 2020.