Dirigíveis são a aposta ecológica lançada pela companhia aérea sueca OceanSky Cruises (Foto: DR)

A OceanSky Cruises está a preparar uma viagem inédita para lá do Círculo Polar Ártico, liderada pelo explorador e ambientalista Robert Swan. A companhia aérea propõe uma forma mais sustentável de viajar.

A expedição parte de Longyearbyen, a cidade mais a norte do Planeta, no arquipélago norueguês de Svalbard, e durante 38 horas levará 16 passageiros a sobrevoar e aterrar no Polo Norte a bordo do Airlander 10, a maior aeronave do Mundo.

O híbrido voador, com quase 100 metros de comprimento, construído pela britânica Hybrid Air Vehicles, é a mais recente aposta da OceanSky numa alternativa mais sustentável de aviação, já que o dirigível emite menos CO2 do que uma aeronave convencional. E, além disso, alia o prazer de voar ao conforto de um espaçoso cruzeiro, permitindo aterrar em lugares que de outra forma seriam inacessíveis.

A companhia sueca já está a disponibilizar bilhetes para a primeira viagem – que prevê acontecer algures nos próximos dois anos – e promete “um hotel de cinco estrelas voador”, com uma decoração luxuosa, janelas panorâmicas, um voo lento e a baixa altitude, que permite apreciar a Natureza e alguma vida selvagem que se deixe ver – ursos polares e baleias –, e ainda refeições de chef inspiradas no Ártico.

Antes do regresso a Svalbard cabe ainda um dia de excursão em terra guiado pelo explorador e ambientalista Robert Swan.

Enquanto o Airlander 10 não levanta voo, a OceanSky também organiza viagens de hidroavião – movido a biocombustível – para explorar a beleza natural dos países escandinavos, com programas desenhados à medida, como ver a aurora boreal, pescar sob o sol da meia-noite, caminhar em fiordes e montanhas, observar baleias na costa da Noruega ou fazer canoagem nos rios e lagos da Lapónia.

Os programas têm um custo a partir dos 35 mil euros e destinam-se a grupos de 6 pessoas).

Partilhar