Vulcão Pacaya é cenário de curiosas improvisações dos guatemaletecos (Foto: Johan Ordoñez/AFP)

O vulcão Pacaya, na Guatemala, está em erupção desde fevereiro e mantém as autoridades em alerta máximo. As autoridades e não só…

Os rios de lava derretida que descem a encosta da montanha tornaram-se a cozinha de muitos guatemaltecos.

David Garcia, 34 anos, é um deles. Todos os dias serve “Pizza Pacaya” cozida na rocha vulcânica fumegante a os turistas e moradores locais. “Muitas pessoas vêm aqui para desfrutar da experiência de comer pizza feita no calor vulcânico”, contou à agência AFP.

A técnica é simples e eficaz. David, equipado com roupas de proteção da cabeça aos pés, espalha a massa numa travessa de metal que resiste a temperaturas de até 1.000 graus Celsius, rega-a com molho de tomate e preenche-a com uma porção generosa de queijo e pedaços de carne. Depois, coloca a pizza na lava durante dez minutos e serve-a aos clientes.

A cozinha de David Garcia é já uma atração para para os turistas que escalam o enorme vulcão – um dos três ativos na Guatemala – localizado a apenas 25 quilómetros ao sul da Cidade da Guatemala, a capital do país.

Nas últimas semanas, com o Pacaya a cuspir rocha derretida regularmente, David Garcia começou a cozinhar as pizzas diretamente na lava em movimento, sem receio das habituais nuvens de cinza que preenchem a paisagem local.

E não parece que vá desistir da ideia tão cedo…

Partilhar