A ponte Ruyi liga dois desfiladeiros a mais de 140 metros de altura ao longo de 100 metros (Foto: Getty Images)

Depois da ponte de vidro mais alta do Mundo e da ponte de travessia marítima, assim como a ponte de vidro suspensa mais longa do Planeta, a China junta agora à categoria mais uma atração turística.

A ponte Ruyi está instalada na zona panorâmica de Shenxianju, perto de Taizhou, na província de Zhejiang, na costa leste do país. Liga dois desfiladeiros a mais de 140 metros de altura e ao longo de 100 metros.

A atração foi inaugurada em setembro de 2020 e, desde que o astronauta canadiano Chris Hadfield partilhou um vídeo da ponte na rede social Twitter, tem chamado muita atenção online e até algum ceticismo por parte de quem acha a construção demasiado inusitada para ser verdadeira.

Foto: Getty Images

A estrutura, algo vertiginosa, é constituída por três pontes ondulantes – a forma curva foi inspirada no jade ruyi, símbolo de poder e boa sorte no folclore chinês – e parte do tabuleiro é em vidro, deixando ver a profundidade do vale.

A ponte foi projetada por He Yunchang, um especialista da Associação de Estrutura Metálica da China, que esteve envolvido, entre outros projetos, na construção do Estádio Nacional de Pequim, também conhecido como Ninho de Pássaro, pela sua arquitetura, e onde decorreram as cerimónias de abertura e encerramento dos Jogos Olímpicos de 2008.

Partilhar