O gigante MSC Bellissima fez história ao ser o primeiro a partir da Arábia Saudita (Foto: DR/Seatrade Cruise News)

O MSC Bellissima, com capacidade para 4.500 passageiros, tornou-se no primeiro navio de cruzeiro de sempre a acostar num porto da Arábia Saudita.

O histórico acontecimento teve como cenário o terminal de cruzeiros de Jeddah, com a embarcação a de lá zarpar rumo a Aqaba, na Jordânia.

O terminal é estreia no panorama turístico da Arábia Saudita, país que procura dinamizar o setor. “Representa um passo importante para apoiar o crescimento do setor de turismo no reino”, referiu o diretor-geral da Cruise Saudi, Fawaz Farooqi, citado pela agência Saudi Press.

O desenvolvimento do setor de turismo e lazer é uma das bases do plano “Visão 2030”, do príncipe herdeiro Mohammed bin Salman, que procura preparar a maior economia do mundo árabe para a era pós-petróleo.

Em 2019, a Arábia Saudita tomou a decisão histórica de oferecer vistos de turismo e relaxar as regras que restringiam a entrada de viajantes.

Já este ano, a Cruise Saudi, propriedade do Fundo de Investimento Público do reino saudita, fechou um acordo com a MSC Cruises para lançar viagens de inverno entre novembro de 2021 e março de 2022.

Na passada quinta-feira, 29 de julho, o país anunciou a abertura das fronteiras a turistas totalmente vacinados contra a covid-19.

Partilhar