A ilha de Langkawi vai tornar-se o primeiro grande centro turístico da Malásia a reabrir a viajantes internacionais depois da paragem forçada motivada pela pandemia de covid-19.
As autoridades malaias anunciaram que os turistas poderão regressar a Langkawi já a partir do próximo dia 16 de setembro.
Será a primeira tentativa de a Malásia reativar o setor do turismo, importante para a economia do país e completamente parado desde há mais de um ano.
Localizada na costa noroeste da Malásia, a ilha de Langkawi é conhecida pelas paradisíacas praias com palmeiras e atraía, antes da pandemia, milhares de turistas internacionais anualmente.
Langkawi foi escolhida para um projeto-piloto que envolve a retoma gradual de praias, hotéis, espaços de negócios e parques temáticos.
“A medida vai impulsionar os atores da indústria do turismo que mais sofreram com o impacto do encerramento do setor”, explicou o Ministério do Turismo, em comunicado.
Nos próximos dias serão anunciados os requisitos exigidos a quem pretender visitar em breve a ilha.
Nas últimas semanas, a Malásia levantou algumas restrições mais rígidas, autorizando aos cidadãos totalmente vacinados certas atividades, como a utilização livre de restaurantes.
O país já vacinou 66% da população adulta.