Seis mil quilómetros, foi esta a distância percorrida pela teimosa garrafa lançada ao Pacífico por estudantes japoneses (Foto: Pixabay)

Uma mensagem guardada numa garrafa lançada ao mar em 1984 por estudantes japoneses foi agora encontrada no… Havai.

Isso mesmo, a longa viagem pelas águas do Oceano Pacífico demorou 37 anos e percorreu qualquer coisa como 6.000 quilómetros de distância. Terminou nas mãos de uma criança de nove anos que passeava numa praia havaiana.

A garrafa foi atirada por alunos de um curso de Ciências Naturais da Choshi High School, em Chiba, a leste de Tóquio. Fez parte de um conjunto de 750 por eles lançadas ao mar entre 1984 e 1985 para investigar as correntes oceânicas.

“Fiquei realmente surpreso quando soube que foi agora encontrada”, espantou-se o vice-diretor da escola, Jun Hayashi, citado pela agência AFP.

Mayumi Kondo, membro do clube de ciências naturais em 1984, entretanto encerrado, disse que a descoberta “reviveu memórias nostálgicas” dos seus tempos de escola.

“Trinta e sete anos é muito tempo para os seres humanos, mas, por outro lado, mostra o quão grande e misteriosa a Terra e a natureza realmente são”, disse Mayumi.

Com mensagens em inglês, japonês e português pedindo ao localizador para entrar em contacto com o remetente, as garrafas foram parar a lugares tão distantes como as Filipinas, o Canadá e o Alasca.

Foram apenas encontradas 50 das 750, a última das quais em 2002.

Partilhar