Visitar o Reino Unido obriga a agora a mais burocracias (Foto: Pixabay)

Os portugueses que visitem o Reino Unido vão passar a ter de apresentar passaporte quando entrarem no país.

A medida, que é uma das consequências do Brexit, entrará em vigor já a partir desta sexta-feira, 1 de outubro.

O cartão de cidadão deixa de ser válido nas fronteiras britânicas. Apenas para quem viva ou tenha familiares com estatuto de residência no Reino Unido poderá continuar a exibir apenas o documento nacional.

Além de Portugal, o passaporte será também exigido a todos os provenientes de países da União Europeia, da Suíça, da Noruega, da Islândia e do Liechtenstein.

O Governo de Londres, liderado por Boris Johnson, alega que o cartão de cidadão é menos seguro, e quer colocar todos os visitantes internacionais ao mesmo nível, passando-lhes a requerer passaporte.

Além de ser “mais rápido de processar” pelos agentes nos postos de fronteira, o passaporte também pode ser usado nos ‘e-Gates’, os portões automáticos de controlo existentes nos aeroportos.

O setor do turismo é um dos que poderá sentir o impacto, já que a emissão de passaporte é um custo adicional que nem todos estarão dispostos a suporta.

Em Portugal, o preço de emissão ascende a 65 euros, ou 95 euros se for um pedido urgente.

Um estudo realizado pela organização nacional de turismo VisitBritain junto de viajantes europeus no início do ano concluiu que 8% admitia deixar de viajar para o Reino Unido se tal implicasse pedir passaporte.

Partilhar