Estudo revelou conclusões preocupantes sobre a poluição no Mediterrâneo (Foto: Pixabay)

O Mar Mediterrâneo tem resíduos de plástico das praias às águas superficiais e em profundidade, estimando-se que nele flutuem 3.760 toneladas de plásticos.

A conclusão é de um estudo publicado na revista científica “Frontiers in Marine Science“, que desenvolveu um modelo para seguir os percursos e o destino dos detritos de plástico provenientes de fontes terrestres no Mar Mediterrâneo.

Foi estimado que a carga total anual de plásticos que vai parar ao Mediterrânico ronda as 17.600 toneladas.

Do total, 84% acaba nas praias e os restantes 16% acabam na coluna de água ou no fundo do mar.

Os investigadores constataram “uma quantidade chocante” de plástico e microplástico a flutuar no Mar Mediterrâneo, região propensa à poluição por plásticos, devido ao denso povoamento, pesca, navegação, turismo e fluxo limitado das águas de superfície.

Mas este mar é também rico em biodiversidade e, por isso, uma área de preocupação no que respeita à conservação dos ecossistemas marinhos.

“A poluição plástica afeta todos os níveis da biodiversidade marinha, com partículas micro e macroplásticas encontradas na superfície do mar, nas praias, no fundo do mar e no interior dos corpos de grandes e pequenos animais marinhos”, alerta o estudo.

Fontes de microplásticos (como estações de tratamento de águas residuais) foram encontradas principalmente perto de cidades metropolitanas e áreas densamente povoadas ao longo da costa francesa, espanhola e italiana.

Microplásticos de maiores dimensões foram encontrados em áreas com águas residuais pouco tratadas, como as costas da Grécia e da Turquia.

Já os macroplásticos eram abundantes em áreas com importantes entradas fluviais, tais como as costas argelinas, albanesas e turcas, e perto de cidades metropolitanas e costas altamente povoadas (Espanha, França, Itália).

Foi também relatado que os seres humanos ingerem plástico através do consumo de produtos do mar.

No documento lembra-se que a produção de plástico tem aumentado todos os anos desde os anos 1950 e que só em 2019 foram produzidas 368 milhões de toneladas de plástico.

Atualmente flutuam nos mares de todo o Mundo 250 mil toneladas de plástico.

Partilhar