Produzido por:

A história da gastronomia das Astúrias alinha-se na perfeição com as suas paisagens naturais e tão características. Situada a norte de Espanha, banhada pelo mar Cantábrico e em pleno coração da Espanha Verde, é pelos sopés das montanhas que pode viajar, mas desta vez pela cozinha paisagística.

Reconhecido como um território marcado por zonas protegidas, com várias áreas declaradas Reserva da Biosfera pela UNESCO e uma linha costeira que se perde de vista, as Astúrias são conhecidas pelas suas tradições, cultura e produtos gastronómicos que estão em permanente comunhão com o paraíso natural. Para além disso, são reconhecidas e consideradas como um dos territórios gastronómicos com mais personalidade e projeção.

Seja da terra ou do mar, as raízes e identidade da cozinha asturiana ajudam a viajar pela história. Uma história singular, rodeada de mar e de montanhas, que ajudam a fazer crescer os seus produtos dos pomares da região e pastagens, onde a criação de gado é extensiva e os produtos são aproveitados ao máximo para que deguste de uma gastronomia mais Eco.

É a pensar nas melhores práticas sustentáveis e no melhor para o ambiente e região que as Astúrias se mantêm preocupadas com a preservação do ambiente natural e a garantia de que a biodiversidade vegetal e animal continua presente nas áreas protegidas. Estes cuidados vão refletir-se no paraíso gastronómico asturiano, mas, também, no artesanato e saberes históricos.

E como a cozinha faz parte da história, mulheres e homens dedicam-se diariamente à produção agrícola, ao mel, ao gado e ao queijo, alguns dos produtos de referência das Astúrias. Porém, as mulheres têm ganho cada vez mais o seu espaço. Há mais de 20 anos que um pequeno grupo de cozinheiras se uniu para defender as tradições gastronómicas asturianas.

Hoje em dia, já são mais de 40 “Guisanderas” que dão a provar, mesa a mesa, a história da região. De que forma? Recolhendo, compilando e divulgando produtos e receitas tradicionais. Para honrar o legado que as guisanderas têm deixado, realizou-se o primeiro Congresso Internacional de Gastronomia, Mulheres e Meio Rural – FéminAs – em setembro de 2021. Foi no Congresso que várias cozinheiras, empresárias, produtoras agrícolas, sommeliers (responsáveis pela carta de vinhos) e jornalistas se juntaram para dar visibilidade ao papel feminino na indústria, estabelecendo as mulheres como guardiãs de valores da gastronomia: identidade, autenticidade, território e produto de proximidade.

Com selos de qualidade, Denominações de Origem e Identificações Geográficas Protegidas, as Astúrias também receberam a denominação de “Alimentos del Paraíso”, valorizando o produto artesanal. Aqui o destaque vai para os cozinheiros que são a peça fundamental para a cultura gastronómica asturiana ser reconhecida a nível mundial.

Sabores da terra inconfundíveis ao paladar

Desde o peixe até à carne, são vários os produtos que se destacam nesta região. No que toca ao marisco, esta também é uma região que tem muito a oferecer. Desde a especialidade sazonal do outono – as famosas enguias de vidro – aos ouriços, lavagantes, lapas, sapateiras e santola.

Se quer provar o verdadeiro ADN da gastronomia asturiana então tem de provar a alma desta região: a famosa feijoada (fabada), feita com feijão branco local com uma pele fina e uma textura amanteigada que combina na perfeição com a morcela fumada asturiana, chouriço e outros produtos de porco. Se para entrada quiser provar um bom queijo, fique a saber que nas Astúrias vai encontrar cerca de 50 variedades diferentes, 65% delas feitas exclusivamente com leite de vaca.

Os mais famosos são o queijo Casín, o queijo Cabrales e o queijo Gamonéu, que apresenta um sabor fumado e inconfundível em qualquer dentada. Com queijarias por todo o território, as Astúrias são conhecidas por terem a maior tábua de queijos do mundo, onde é possível traçar o mapa de sabores da região.

Para reforçar precisamente a sua posição no mundo da queijaria, as Astúrias vão acolher, de 3 a 6 de novembro, o World Cheese Awards: uma competição que recebe queijos de todas as partes do mundo e que serão avaliados por especialistas internacionais.

Para acompanhar uma refeição não há nada como uma sidra. E nas Astúrias isso é algo que não pode faltar, uma vez que são o principal produtor de sidra, contando com uma quota de 80% da produção de Espanha. A região conta com mais de 70 lagares, produzindo 40 milhões de garrafas, repartidas em partes quase iguais entre sidra natural e sidra espumante. A sidra é servida em culines (fundos de copo), devendo ser bebida de um só gole.

Tradição, biodiversidade e conhecimento que passa de geração em geração… esta é a região a visitar devido às suas paisagens e ao seu panorama culinário que tem vindo a deixar marcas por todo o mundo. Quem não conhece deve conhecer, mas aqueles que já a conhecem, estarão, certamente, cheios de vontade de voltar!

Para mais informações visite https://www.turismoasturias.es/pt!

desenhados para inspirar e criar uma maior proximidade entre os leitores e as marcas.

Partilhar