Esta coroa usada em cerimónias especiais foi um dos muitos tesouros agora devolvidos à Etiópia (Foto: Amanuel Sileshi/AFP)

A Etiópia celebrou em festa a restituição de tesouros antigos saqueados no século XIX por soldados britânicos e que recentemente voltaram do Reino Unido, Bélgica e Países Baixos.

A coleção inclui uma coroa usada em cerimónias, um escudo imperial, um conjunto de taças de chifre de prata, um livro de orações manuscrito e várias joias.

As moedas devolvidas foram em grande parte saqueadas pelo exército britânico após a sua vitória sobre o Imperador abissínio Tewodros II na Batalha de Magdala, em 1868.

Os tesouros foram mostrados ao público no Museu Nacional de Addis Abeba, dois meses após terem sido oficialmente entregues às autoridades etíopes, em Londres.

Foto: Amanuel Sileshi/AFP

No entanto, a Etiópia continua a exigir que Londres devolva muitos outros objetos, incluindo as tábuas sagradas de pedra e madeira que representam uma Arca da Aliança, a arca que a Bíblia refere que continha os Dez Mandamentos dados a Moisés no Monte Sinai.

As tábuas estão guardadas no Museu Britânico de Londres, sem que tenham sido alguma vez exibidas ao público.

Também é pedida a devolução dos restos mortais do filho de Tewodros, o príncipe Alemayehu, que foi levado para a Inglaterra após o suicídio do seu pai a seguir à sua derrota no campo de batalha.

A Etiópia está também em negociações para que lhe sejam devolvidas uma bíblia e uma cruz, que deverão ser leiloadas nos Estados Unidos.

Partilhar