Yoshihiro Koitani

Um jardim com centenas de plantas indígenas está no centro de um hotel criado para enaltecer a paisagem de Todos Santos, na península mexicana de Baja California Sur.

Paredes em cimento, decoração minimalista e interiores que fluem para áreas de estar ao ar livre fazem com que o edifício se funda com a envolvência.

Mais do que um hotel, o Paradero Todos Santos é um projeto paisagístico que tem no centro de todas as atenções um jardim botânico com um hectare e centenas de plantas indígenas, como a verbena vermelha, a mandioca de Mojave e o agave de Shaw.

As paredes, de tons neutros, foram desenhadas para desaparecer no fundo e dar ênfase à Natureza ao redor, desfocando a linha entre interior e exterior.

O resort está inserido numa grande área agrícola composta por propriedades familiares que se desenrolam no horizonte.

O quadro da região é ainda composto pelo deserto de catos, a cadeia montanhosa de Sierra La Laguna, as praias de areia branca da costa do Pacífico e um oásis de palmeiras.

Esta diversidade de ecossistemas valeu a Todos Santos a classificação de Reserva da Biosfera.

Todas as 35 suites do Paradero impelem os hóspedes à paisagem. Metade tem vista para o jardim, cama de rede feita por artesãos do Yucatan e uma banheira de imersão ao ar livre.

A outra metade tem terraços panorâmicos e redes suspensas para ver as estrelas e todo o cenário envolvente: as plantações, as montanhas e o oceano.

Existe ainda uma casa, para acolher famílias e grupos, equipada com kitchenette e piscina.

No spa ao ar livre, resguardado pela sombra das palmeiras, há tratamentos inspirados nas antigas tradições de cura mexicanas, como as cerimónias do Temazcal.

O hotel promove ainda experiências que incentivam a explorar as redondezas, como surf, caminhadas guiadas pela montanha, expedições de pesca, aulas de cozinha, roteiros pela cena gastronómica de Baja Sur, com provas de tacos e burritos.

A gastronomia local também é a estrela do restaurante do hotel, onde existe um tradicional forno de tortilha de barro de Oaxaca e o menu é focado no peixe e marisco da costa, apimentados com mais de uma dezena de diferentes malaguetas cultivadas no jardim.

O Paradero Todos Santos fica a 1h15 do Aeroporto Internacional de Los Cabos, ao quilómetro 59 da estrada que atravessa La Mesa, e oferece quartos duplos a partir de 488 euros (com pequeno-almoço e experiências).

Yoshihiro koitani

Partilhar