a carregar vídeo
a carregar vídeo

Há um Japão que fica longe dos néons das grandes urbes e que nos leva ao mais profundo de nós. Venha conhecê-lo com a Volta ao Mundo de fevereiro, esta sexta-feira nas bancas.

É o Japão das peregrinações imperiais, do misticismo suspenso na intensa neblina que veste as montanhas de Kii, de um caminho espiritual que é geminado com o de Santiago de Compostela e que nos faz querer calçar as botas como Ana Mineiro calçou, dias a fio, parando em albergues deliciosos de simplicidade, atrás do conhecimento da mais genuína cultura nipónica. Um caminho longo.

Como longo é o caminho que se abre até ao futuro de La Palma, a malograda ilha canarina que explodiu com a raiva de uma montanha acordada de um sono que ninguém julgava tão leve. A jornalista Mariana Albuquerque explica-nos o que se sente quando se pisa uma ferida aberta em tons negros e sangue, quando se encara a resiliência de quem tudo perdeu, quando se tenta olhar para lá da cortina de fumo, numa reportagem pungente.

 

Do negro e do nevoeiro saltamos num repente para o brilho da neve fresca que cobre os Alpes, numa época de inverno que tem contado com nevões perfeitos. Fomos conhecer o novo Club Med alpino, na belíssima estância francesa de La Rosière, que abraça a italiana La Thuile na faldas do gigante Monte Branco, num passeio que se faz de esquis nos pés, atrás da história de um guerreiro cartaginês e dos seus bravos elefantes que derrotaram, por uns tempos, o imperialismo romano.

Não são elefantes, mas são dos gigantes dos mares: as tartarugas marinhas estão, pasme-se, a vencer a batalha da extinção. Graças a elas e à persistência de centenas de biólogos, voluntários, locais, ONG, que não desistiram de batalhar pela sua salvação nos quatro cantos do Globo. São boas notícias que pode ler no Planeta Verde da jornalista Kátia Catulo, que este mês mergulha nos oceanos. Como mergulha quem quiser seguir Marcelo Andrade, apaixonado pela vida e por um destino, até à Guadalupe, a ilha borboleta que bate asas num chocante verde entre o Atlântico e o Caribe.

Tudo isto e muito mais estão à sua espera nas páginas da edição de fevereiro da “Volta ao Mundo”, nas bancas esta sexta-feira.

Partilhar