A Austrália vai reabrir as fronteiras para turistas totalmente vacinados contra a covid-19 a 21 de fevereiro.
É o regresso à normalidade de um dos países que adotou uma das políticas de combate à pandemia mais restritivas do Mundo.
De acordo com o Governo australiano, quem quiser visitar o país deve apresentar prova de dupla vacinação.
Os turistas não vacinados devem solicitar uma autorização especial e passar por um período de quarentena num centro específico para o efeito.
Embora a abertura tenha sido anunciada pelo Governo, cada estado terá o poder de implementar medidas próprias. O da Austrália Ocidental, cuja maior cidade é Perth, continuará, por exemplo, a manter as fronteiras fechadas.
As fronteiras australianas estão encerradas desde março de 2020. Nos últimos dois anos, os australianos não foram autorizados a deixar o país e apenas alguns visitantes obtiveram autorização excecional de entrada.
As restrições separaram famílias, prejudicaram o setor do turismo e provocaram debates sobre o estatuto da Austrália como um país aberto, moderno e voltado para o exterior.
Os operadores turísticos tinham pressionado o Governo a autorizar a entrada de turistas, numa altura em que está a começar o último mês de verão no hemisfério sul.
Gradualmente, as restrições tinham já sido aliviadas para australianos, residentes de longa duração e estudantes.