Manila tem 13,5 milhões de habitantes e nos últimos dois anos viveu praticamente fechada (Foto: Pixabay)

Manila, capital das Filipinas, voltou esta quinta-feira, 3 de março, ao “novo normal”.

Autoridades locais reduziram ao mínimo as restrições contra a pandemia na cidade, depois de quase dois anos de medidas rigorosas.

Com cerca de 13,5 milhões de habitantes, Manila foi duramente castigada pela covid-19 e sujeita a um dos mais longos e severos confinamentos do Mundo.

Com a flexibilização das medidas, os estabelecimentos de Manila, bem como os transportes públicos e os escritórios, voltaram ao funcionamento pleno, embora a utilização de máscara permaneça obrigatória em lugares fechados.

Também continua a ser exigido certificado de vacinação para entrar em recintos fechados, como restaurantes e ginásios, ou para assistir a eventos, como missas e funerais.

Foto: Pixabay

O relaxamento das regras coincide com a reabertura do arquipélago, em fevereiro, a turistas vacinados e oriundos de 157 países, numa tentativa de revitalizar o setor turístico.

A China, de onde é proveniente uma parcela significativa de visitantes, não foi incluída neste grupo.

As Filipinas foram o segundo país do Sudeste Asiático mais atingido pela covid, depois da Indonésia.

Desde o início da pandemia, foram registados no arquipélago 3,66 milhões de contágios e 56.450 mortos. Apenas 57,6% da população recebeu as duas doses de vacina.

Partilhar