Formas sustentáveis de viajar vão estar em debate durante dois dias em Oeiras (Foto: Pixabay)

A “Sustentabilidade nas Viagens e no Turismo” estará no centro das atenções durante dois dias, em Loures, num congresso especial e único em Portugal.

Este fim de semana, dias 26 e 27, o Palácio dos Arcebispos, em Santo Antão do Tojal, será o palco da iniciativa, que juntará professores universitários, viajantes profissionais, responsáveis do Turismo de Portugal, agentes de turismo e outros especialistas.

No fundo, defendem Catarina Leonardo e Sónia Justo, organizadoras do congresso, pretende-se lançar pistas sobre como “viajar de forma mais sustentável e encontrar modelos de negócio para empresas de turismo no sentido dessa mesma sustentabilidade”.

Ambas têm projetos ligados ao setor, que podem ser visitados aqui e aqui, e quiseram com o congresso “ajudar e inspirar outras pessoas, integrando vários temas e não só o destino em si”.

Trata-se, no fundo, daquilo a que chamam de arranque de algo mais abrangente que batizaram como “Viagens e a Nossa Vida”, que no futuro poderá alavancar outros debates do género.

No primeiro dia do congresso, sábado, dois painéis vão discutir a importância da sustentabilidade no turismo e formas de viajar de modo sustentável. O primeiro contará com as presenças de Vasco Touguinha, vereador do Turismo da Câmara Municipal de Loures, Francisco Dias, do Politécnico de Leiria e responsável pelo Festival Internacional de Cinema de Turismo, Marta Marques, da Escola de Turismo do Oeste, e de Manuela Carvalho, do Turismo de Portugal.

O segundo painel será da responsabilidade de Tânia Muxima, especialista em viagens de bicicleta, Hamilton Costa, da Bamu Non – Viagens de Ecoturismo e voluntariado em São Tomé e Principe, Alexandre Capucho, da Biovilla, e Lígia Gomes, do Peggada, projeto online que conecta os negócios mais sustentáveis do país com os consumidores que querem ter um dia a dia mais verde.

Domingo será dia para uma mesa redonda que discutirá projetos de sustentabilidade em Loures e que terá como oradores Nuno Avelar de Sousa, do Parque Aventura, Paulo Alves, do Biogrape, e ainda de Lurdes Pinto e Filipe Garcia, que falarão sobre formas de repensar os rios.

Antes da sessão de encerramento, a cargo de Catarina Leonardo e Sónia Justo, espaço para um workshop com Sandra Matos, da Please Disturb, onde serão divulgados modelos de negócio para empresas de turismo no sentido da sustentabilidade.

Partilhar