Carolina, Sebastião e Rafael: os três aventureiros que vão percorrer a rota do Expresso do Oriente (Foto: DR)

Era uma ideia antiga que agora se torna realidade. Rafael Polónia vai fazer a ligação de comboio entre Viena (Áustria) e Istambul (Turquia), o mítico Expresso do Oriente.

Mas o mentor e fundador da agência de viagens culturais e de aventura Landescape não viajará sozinho. Terá a companhia especial da mulher, Carolina, e do filho de ambos, o pequeno Sebastião, de apenas… um ano.

Uma aventura que pode ser acompanhada a par e passo na página de Instagram da sua Volta ao Mundo.

“Pretendemos provar que é perfeitamente possível viajar em segurança com bebés e crianças pela Europa, apesar dos tempos complicados que vivemos devido à guerra na Ucrânia e a crise de refugiados por ela gerada”, explica Rafael Polónia à “Volta ao Mundo”.

A viagem tem início na noite desta sexta-feira (dia 25), a partir da capital austríaca. Sempre de comboio, vai passar por Budapeste (Hungria), Bucareste (Roménia) e Sófia (Bulgária).

De Sófia até Istambul, e porque a fronteira ferroviária com a Turquia permanece fechada, o percurso será feito ou de autocarro, ou de avião. Decisão que será tomada mais à frente pelo trio de viajantes.

Um caminho longo, “para ser feito sem pressas” e que terminará 6 de abril. “Interessa-nos, sobretudo, visitar calmamente as cidades e perceber o ambiente na Hungria e na Roménia, países que receberam e continuam a receber milhares de refugiados ucranianos”, assinala Rafael Polónia.

O Expresso do Oriente nasceu originalmente em 1883 e ligava Paris (França) a Istambul (Turquia). Considerado uma ligação de luxo, até pouco depois da II Guerra Mundial era procurado por viajantes de toda a Europa (e não só). A rota original entrou em declínio a partir da década de 1960 e foi oficialmente extinta em 1977.

Partilhar