A Suíça é o país das altas montanhas e da Natureza intocada

O Turismo da Suíça abriu uma representação em Portugal, para convencer os portugueses de que é muito mais do que neve e inverno. E acrescentou-lhe uma característica inédita: uma parceria com o Turismo de Portugal.

Trata-se de aprender com o outro e levar pessoas de ambos os países a conhecer o outro. Porque a Suíça é mais do que branco e Portugal é mais do que praias.

A apresentação da parceria decorreu em Lisboa, porque “nada melhor do que abrir as nossas portas a quem queremos que trabalhe connosco “, disse Luís Araújo, presidente do Turismo de Portugal, que também vai ter representação na Suíça.

“Está na altura de estimular as pessoas a viajar”, acredita o dirigente, que nota com humor as semelhanças entre Portugal e a Suíça: a pontualidade, as praias e a montanha.

Antes de Luís Araújo, Martin Nydegger, CEO do Turismo da Suíça, realçara a complementaridade dos dois destinos. E recordara com graça também que, com mais de 250 mil portugueses a viver no pequeno país alpino, é muito fácil um luso sentir-se ali em casa.

Caberia a Leslie Bent a cereja da apresentação do seu canivete suíço. Forte da dupla nacionalidade luso-suíça, será a cara do Turismo da Suíça em Portugal.

E o que tem Leslie para nos dar vontade de saltar para um avião e aterrar em Genebra? Um canivete suíço, “com tudo o que é preciso e até o que pensamos que não é preciso”.

A Suíça é o país das grandiosas cidades suficientemente pequenas para serem calcorreadas a pé, mas suficientemente grandes para serem antigas e modernas, ter urbanidade e natureza e acolherem mais de mil museus. Além disso, são todas próximas umas das outras num território que é metade do português.

A Suíça é o país das altas montanhas e da Natureza intocada, das dezenas de quedas de água e dos glaciares percorríveis, das aldeias em altitude com vistas para os Alpes, dos cenários do Senhor dos Anéis e das mais completas redes de transportes públicos do Mundo, a que não faltam, sequer, mais de 600 teleféricos, alguns deles os mais inclinados do Planeta.

Murren, uma das maravilhas a descobrir na Suíça (Foto: DR/Swiss Activities)

A sustentabilidade é uma das apostas para percorrer o país e passa pelos conceitos Grande Tour em carro elétrico e o Swiss Travel Pass para todos os transportes públicos, incluindo os famosos comboios panorâmicos.

À espera dos curiosos estarão, garante, “as mais lindas vacas do Mundo”, cujo leite resulta no “melhor queijo do Mundo” e no “melhor chocolate de Mundo”.

Não sabemos de vocês, mas nós fomos convencidos e contaremos o que descobrimos na Suíça na edição de junho da Volta ao Mundo.

Partilhar