Foto: Pixabay

País associado a sol, praia e muito calor, o Brasil atravessa uma estranha vaga de frio.

Com os termómetros a baixarem para mínimas de 1,4 graus, Brasília, a capital, registou a mais baixa temperatura da sua história.

Em São Paulo registaram-se 6,6 graus com sensação térmica de -4, os piores registos em maio desde 1990.

Já no estado de Santa Catarina, as temperaturas dos últimos dias não subiram acima dos 2 graus, com queda frequente de neve. Na pequena cidade de Urupema, considerada a mais fria do Brasil, o turismo disparou. Segundo o jornal Folha de São Paulo, a ocupação hoteleira é composta, sobretudo, por pessoas que querem ver neve pela primeira vez .

Mais tranquilo está o Rio de Janeiro, onde as mínimas não baixaram (ainda) dos 12 graus.

O Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet) explica a vaga de frio com a passagem do ciclone Yakecan. “A sua trajetória anómala arrastou uma corrente de ar da Antártida que se espalhou pelo interior da América do Sul”, explicou à agência AFP o meteorologista Estael Sias.

“É um dos eventos climáticos mais severos de sempre no Brasil, consequência das alterações climáticas”, acrescentou o especialista.

O Inmet também informou sobre as “possíveis consequências da onda de frio na agricultura brasileira”, num país considerado um dos celeiros do planeta. O instituto mencionou, em particular, o risco de geadas que ameaçam as hortas e também as culturas de milho e cana-de-açúcar.

Partilhar