Castelo de Vlad inspirou histórias, medos e lendas (Foto: Tiberiu Sahelan/Wikimedia)

A Roménia aproximou-se de Portugal com voos low-cost diretos da Blue Air a partir de Lisboa, do Porto e do Funchal. Sigamos à descoberta da terra de Drácula, das paisagens e dos castelos medievais.

Vlad, o Empalador, e o incomensurável Palácio do Parlamento serão as duas coisas que saltam à mente quando se ouve a palavra Roménia. E são, efetivamente, dois enormes trunfos do pequeno país que se transformou em abril num novo destino a partir do Porto e do Funchal. Junho traz outra novidade: a Blue Air aumenta para dois os voos desde o Porto. Vamos lá descobrir a terra de Dracul?

Não é erro. Vlad era o III da linhagem dos “voivodas” (príncipes) de Valáquia, filho de Vlad Dracul. O nome, ao contrário da personagem de Bram Stoker, um conde sedento de sangue, é real. Foi, aliás, a inspiração do escritor. O nome e um dos castelos mais mágicos da Roménia: Bran.

Ora, Bran é relativamente perto de Bucareste, onde a Blue Air nos pode pôr em voos diretos que arrancam nos 55 euros (ida). Uma viagem de carro de pouco mais de duas horas e a garantia de paisagens irrepetíveis leva-nos até ao castelo medieval onde, pasme-se, Vlad nunca assombrou ninguém. Terá estado ali preso uns dias. Mas a visão do edifício, no topo da colina sobranceira à aldeia, foi o cenário perfeito para a história. E é hoje o repositório dos haveres da rainha Maria, última consorte da Roménia, esposa de Ferdinando I.

Bucareste é a capital, mas há muito mais para ver na surpreendente Roménia (Foto: DR/Mihai Petre)

A enorme mais-valia de viajar até lá é a proximidade com a belíssima cidade de Brasov, que tem um dos centros medievais mais bem preservados da Roménia e onde Vlad, aí sim, assombrou gente à sua maneira: empalou-os. Fica a 25 quilómetros dali. Um pouco mais adiante no mapa da Transilvânia encontramos Sibiu, essa sim, definitivamente, a cidade mais bonita do país. Guinando a nordeste, Sighisoara é o paraíso do enxaimel e dos telhados com olhos. E é o sítio onde Vlad nasceu. A sério.

Regressando à capital, Peles é uma estância de neve. Mas é sobretudo o castelo mais feérico da Roménia, um prodígio de arquitetura e engenharia dos finais do século XIX que foi, durante décadas, a residência onde foram recebidas as mais ilustres visitas ao país. E fica à distância de uma das mais belas viagens de comboio do país. Z

COMO IR
A Blue Air tem dois ou três voos semanais (dependendo da época do ano) de Lisboa para Bucareste, um do Funchal e outro do Porto (dois no verão). Alugar um carro ou recorrer à rede ferroviária são opções para circular na Roménia.

Tempo médio de voo:
4h10 (Lisboa-Bucareste)
4h25 (Porto-Bucareste)
5h10 (Madeira-Bucareste)

Preços
A partir de 55 euros (voo de ida nesta altura do ano). Nota: a Blue Air voa para outras três cidades romenas a partir de Lisboa.

A estrada Transfagarasan, com as suas curvas apertadas, nos Cárpatos, é imperdível (Foto: Horia Varlan/Wikimedia)

CONSELHOS ÚTEIS

Roupa e calçado para neve
Se viajar no inverno, prepare-se para frio e neve. Podem ser desconfortáveis, mas tornam as paisagens avassaladoras. A estrada Transfagarasan fecha nos meses mais frios.

Gastronomia
As refeições na Roménia são quase sempre opíparas. A polenta é omnipresente e a sopa servida num pão incontornável. O pernil é outra maravilha, tal como o são os enchidos da Transilvânia.

Paciência
Se a opção for o comboio – sempre é mais ecológico –, prepare tempo e boa disposição. O sistema ferroviário romeno pode ser desesperantemente lento. Mas chega a muito lado.

O livro
“Drácula” é uma novela gótica de horror escrita em 1897 pelo irlandês Abraham (“Bram”) Stoker.

Tempo
Correr atrás do passado comunista de Bucareste ou dos traços medievais na Transilvânia exige muito tempo de caminhada.

Onde comer
Em Bucareste, é criminoso não parar no Caru’ Cu Bere, que para lá da comida excelente tem a particularidade de ser um belíssimo salão que nos transporta para o século XIX. Em Sibiu, o Crama Sibiul Vechi é a melhor e mais despretensiosa comida transilvana numa cave tradicional.

O que visitar
Para lá dos castelos – e são incontáveis – e das igrejas de madeira, a pérola romena é o Palácio do Parlamento, o edifício mais pesado do Mundo e o segundo maior para fins administrativos. É a obra megalómana de Nicolae Ceausescu e obrigou à demolição de parte do centro histórico de Bucareste. A famosa estrada Transfagarasan, com as suas curvas apertadas, nos Cárpatos, é das mais famosas do Mundo.

Esta rubrica conta com o apoio da ANA Aeroportos de Portugal.

Partilhar