Foto: Pixabay

A Arábia Saudita autorizou a suspensão das restrições para que todas as companhias aéreas possam usar o seu espaço aéreo.

A Arábia Saudita passa, desta forma, a fazer parte da rota de aviões que têm como destino final países da região, como o Dubai, nos Emirados Árabes Unidos.

“Trata-se de complementar os esforços para consolidarmos a nossa posição como um centro mundial que conecta três continentes”, afirmaram fontes oficiais sauditas.

É, também, mais um passo dado por aquele reino do Médio Oriente para se abrir ao exterior, depois do anúncio recente da aposta significativa no turismo a curto prazo.

A medida foi considerada histórica por vários países, como os EUA e Israel. “É o resultado da diplomacia contínua e de princípios do presidente Joe Biden com a Arábia Saudita ao longo de muitos meses”, expressou Jake Sullivan, conselheiro de Segurança Nacional norte-americano.

Já Yair Lapid, primeiro-ministro israelita, agradeceu a abertura do espaço aéreo saudita e sublinhou que “se trata apenas de um primeiro passo a favor da economia, da segurança e do bem-estar dos cidadãos de Israel.”

“É uma decisão que reduz consideravelmente os tempos de voos e os preços”, sublinhou, por sua vez, Merav Michaeli, ministra dos transportes de Israel.

Partilhar