Foto: Odd Andersen/AFP

Há um restaurante galardoado com uma estrela Michelin que pode candidatar-se ao prémio de localização mais inusitada de sempre.

Fica na pequena aldeia de Ilimanaq, na Gronelândia, acima do Círculo Polar Ártico, e só é possível lá entrar após uma viagem de barco ou de helicóptero.

O KOKS, assim se chama o espaço, foi inaugurado no final de junho. Ocupa uma casa de madeira preta, uma das mais antigas da Groenlândia, e tem lotação para apenas 20 pessoas.

Os pratos baseiam-se em produtos locais, como carne de baleia, algas marinhas e outras singularidades como boi almiscarado ou caranguejos da neve.

Com 20 opções, o extenso menu de degustação custa 2.100 coroas (277 euros) e inclui vinhos e bebidas.

Foto: Odd Andersen/AFP

A cozinha está a cargo do jovem chef dinamarquês Poul Andrias, que com apenas 30 anos é uma estrela mundial, com vários prémios no currículo. Antes, geria um restaurante nas Ilhas Faroé, onde ganhou fama e popularidade.

Andrias sempre quis explorar locais isolados. O chef revelou à agência AFP que pensou abrir portas em Svalbard, no extremo norte da Noruega, e na Islândia. Mas acabou por optar pela inóspita e gelada Gronelândia.

“Era o local mais adequado e divertido para fazer algo completamente diferente”, contou. O acesso complicado não lhe tira o sono.

O Conselho de Turismo da Groenlândia espera que o restaurante ajude a atrair viajantes gourmet.

“A combinação única de gastronomia de alto nível, a sustentabilidade inerente à cozinha do Atlântico Norte e a natureza e recursos característicos da Baía de Disko, fala a todos os nossos sentidos”, disse o diretor do Visit Greenland, Hjortur Smarason.

A Gronelândia é uma enorme ilha do Ártico e tem uma área nove vezes maior do que o Reino Unido. Em 2019, recebeu mais de 100 mil turistas, quase o dobro da sua população.

Partilhar