Foto: Saul Loeb/AFP

É um filme já conhecido na Islândia mas que não deixa de surpreender. Um vulcão entrou em erupção junto a Reiquiavique, a capital do país, e oferece um espetáculo único.

A explosão ocorreu no Monte Fagradalsfjall, a 40 quilómetros de Reiquiavique, o mesmo que esteve em atividade durante seis meses entre março e setembro de 2021.

Na altura, milhares de pessoas acorreram ao local para assistirem de perto ao fenómeno. Desta vez, porém, ainda não há registo de multidões de curiosos.

O Fagradalsfjall está a expelir grossas linhas de lava vermelha brilhante, que se espalha num manto de fumegante rocha preta ao longo da paisagem montanhosa da península de Reykjanes.

O Instituto Meteorológico da Islândia confirmou que a erupção começou no vale de Meradalir, a menos de um quilómetro do local da do ano passado.

“O risco para áreas povoadas é considerado muito baixo. E não houve interrupções de voos”, disse, por sua vez, fonte do Ministério dos Negócios Estrangeiros.

Desde o passado sábado que a Islândia registou cerca de 10 mil terramotos de pequena intensidade, o que antecipou a atividade vulcânica.

A ilha tem 32 sistemas vulcânicos considerados ativos, o número mais alto da Europa. Regista uma média de uma erupção a cada cinco anos.

A Islândia atravessa a Dorsal Meso-Atlântica, uma falha no fundo do Oceano Atlântico que separa as placas tectónicas da Eurásia e da América do Norte.

O deslocamento dessas placas é, em parte, responsável pela intensa atividade vulcânica.

Partilhar