Mallorca Palma Strand (dronepicr/Wikimedia)

A detenção de um indivíduo que colocara uma câmara oculta numa garrafa de água nas casas-de-banho num bar em Palma de Maiorca foi notícia há alguns dias. São casos raros, mas existem. Saiba como detetar um olho indiscreto.

A empresa de cibersegurança Kapersky elaborou um pequeno “manual” com técnicas simples para descobrir a eventual presença de uma câmara oculta. E avisa que essas histórias não são coisas de cinema e tanto podem ser simples brincadeiras como arma de extorsão.

“Em 2022, comprar uma pequena máquina fotográfica é muito fácil e barato (começam com 4 ou 5 euros) e, devido ao seu tamanho milimétrico, podem ser escondidas em qualquer lugar”, avisa a empresa.

No caso de Palma de Maiorca, foi uma cliente que detetou a garrafa e entregou-a à Polícia. A análise dos ficheiros do cartão da câmara permitiram perceber que pelo menos 38 mulheres tinham sido fotografadas.

Os locais mais comuns para as câmaras ocultas são as casas de banho e os quartos, devido às imagens sensíveis que podem ser obtidas. E os esconderijos mais comuns são detetores de fumo e eletrodomésticos, quadros, relógios, vasos e outros objetos decorativos.

A primeira dica é adquirir um detetor de radiação electromagnética, um detetor óptico ou outros equipamentos para deteção de câmaras ocultas ao nível do utilizador. Os mais baratos podem ser encontrados por cerca de 3 euros.

A seguda é recorrer a aplicações móveis. Umas encontram a máquina fotográfica através de uma chama da lente, sendo um exemplo o Glint Finder.

Outras procuram dispositivos espiões sem fios: requerem uma ligação a uma rede Wi-Fi local e, depois de digitalizar o router, mostram todos os dispositivos ligados. Existem ferramentas específicas que ajudam a distinguir o equipamento inofensivo dos dispositivos de rastreio.

O que é positivo nesta alternativa é que é gratuita. No entanto, não funcionará com dispositivos mais antigos ou em redes Wi-Fi públicas ou cheias, tais como as dos hotéis.

Outra alternativa gratuita, em vez de comprar equipamento específico, é utilizar a câmara e a lanterna do seu telemóvel.

Basta deixar a sala no escuro, ligar a lanterna e a câmara e apontá-la para onde pensa que a câmara oculta possa estar. Se estivermos certos, veremos um brilho no nosso ecrã onde se encontra a câmara espiã.

Além disso, muitas destas câmaras utilizam iluminação infravermelha para gravar imagens no escuro, pelo que a nossa câmara irá recebê-la como um ponto a piscar. Este método não é o mais exaustivo, mas seremos capazes de fazer uma varredura superficial.

Por fim, se não detetar nada mas continuar com suspeitas, pode contratar uma equipa profissional.

Se detetar alguma coisa, deve tirar uma fotografia do objeto e fazer uma pesquisa de imagem, porque pode não ser o que se pensa que é.

Se as suspeitas forem confirmadas, ir à Polícia é o passo seguinte, podendo conseguir recuperar o seu dinheiro e ser realojado noutro local.

Partilhar