Foto: Pixabay

Os Açores lideram a lista dos dez destinos turísticos com maior potencial de crescimento.

A conclusão é de um estudo anunciado durante a feira World Travel Market, que por estes dias reúne em Londres os maiores especialistas internacionais do setor.

Num questionário a 210 profissionais de todo o Mundo, 14,5% apontaram os Açores como um destino pouco conhecido que pode tornar-se num dos mais apetecíveis por turistas aventureiros.

Segue-se na lista de destinos o norte da Grécia, com 14%, a Escócia, a Holanda e o País de Gales.

“Os Açores destacam-se pela beleza natural e compromisso com a sustentabilidade”, sublinhou Juliette Losardo, diretora do World Travel Market.

O arquipélago português tem sido uma das regiões portuguesas com maior taxa de crescimento no turismo.

Em julho, os aeroportos açorianos registaram mesmo o maior número de passageiros aéreos dos últimos cinco anos. Chegaram então à região 252.483 pessoas, mais 52,3% do que em junho e um valor superior em 15,1% ao registado em julho de 2019, segundo o Serviço Regional de Estatística dos Açores (SREA).

O Relatório da Indústria 2022 do World Travel Market também identificou a crise do aumento do custo de vida como a principal preocupação para 2023, tanto por turistas (66%) como por profissionais do setor (44,8%).

O preço da energia foi o segundo problema mais levantado pelos inquiridos, seguido pela guerra na Ucrânia, a pandemia e o impacto do Brexit.

O World Travel Market atrai cerca de 50 mil visitantes anualmente. Portugal está representado com o maior espaço de sempre, com 92 empresas e sete regiões de turismo presentes.

Partilhar