Foto: Ahmad Gharabli/AFP

Na Cidade Velha de Jerusalém há dezenas de igrejas. Durante todo o mês de dezembro, as ruas brilham em tons de verde e vermelho quando peregrinos cristãos e outros chegam para celebrar o Natal.

E há apenas um Pai Natal… um imponente ex-jogador de basquetebol palestiniano chamado Issa Kassissieh, que transformou o andar térreo da sua casa de 700 anos numa gruta recheada de doces e vinho quente.

As famílias fazem fila para vê-lo e ele não se faz rogado a tanta simpatia. “Lidamos com muitas religiões em Jerusalém. Temos muçulmanos, cristãos e judeus. Todas vêm à minha casa”, garante.

Visitantes de todo o Mundo tiram uma foto sentados ao colo deste Pai Natal tão especial e querem saber se terão direito a presente no dia 25.

“Todas as crianças me pedem um iPhone. Nunca prometo nada, mas digo: ‘Vamos orar e se tu estiveres na minha lista de boas ações vais ter esse presente’.”, explica.

Foto: Ahmad Gharabli/AFP

Para os adultos, a visita tem outro significado, bem mais simbólico. “É importante que os nossos filhos se divirtam, mas também conheçam a verdadeira história por trás do Natal”, disse à agência AFP Alison Pargiter, turista norte-americano que não perdeu a oportunidade de conhecer a casa de Issa Kassissieh.

Embora Jerusalém seja o lar da Igreja do Santo Sepulcro, que os cristãos acreditam conter o túmulo de Jesus, o seu nascimento terá acontecido nas proximidades de Belém, segundo os fiéis.

Partilhar