Foto: Pixabay

Grandes mudanças na Croácia, que recebe novidades importantes logo a partir do primeiro dia do ano.

Quem quiser viajar para aquela nação balcânica, conhecida pelas praias de sonho e cidades históricas, como Dubrovnik e Rovinj (na foto), pode agora contar com o uso do euro e o fim das complicações nas fronteiras.

A Croácia vai abandonar a sua moeda, o kuna, aderindo à moeda única europeia. E também passa a integrar o espaço Schengen, a zona livre de passaportes da Europa que permite a livre circulação a 400 milhões de pessoas.

As longas filas nas 73 passagens de fronteira terrestre com os outros membros da União Europeia – Eslovénia e Hungria – vão, assim, passar à história.

Uma medida que pode ajudar ainda mais o setor turístico croata, responsável por 20% do PIB.

Apesar de tudo, as autoridades avisaram que os controlos de fronteira nos aeroportos apenas vão terminar a 26 de março, devido a problemas técnicos.

Vão manter-se apenas as verificações fronteiriças apertadas com os países vizinhos que não fazem parte do espaço europeu comum, a Bósnia-Herzegovina, a Sérvia e Montenegro.

Especialistas dizem que a adoção do euro ajudará a proteger a economia da Croácia. Mas os sentimentos entre os croatas são confusos, segundo constatou a agência AFP, com receios da subida generalizada dos preços.

Independente desde 1991, a Croácia conta 3,9 milhões de habitantes e tornou-se membro da União Europeia em 2013.

Partilhar