Foto: DR

Agadir, Marraquexe, Casablanca, Essaouira e Fez ficam mais perto dos aeroportos portugueses do que toda a Europa que está para lá dos Pirenéus.

A medina de Fez é o lar de 200 mil almas aconchegadas num novelo de nove mil ruas e vielas apertadas em 2,2 quilómetros quadrados. E esconde a primeira mesquita de Marrocos, os famosos (e pestilentos) curtumes, a mais antiga universidade do país e, nos arredores, um aeroporto que fica a cerca de uma hora de voo de Portugal.

É a perfeita entrada num reino prenhe de contrastes: com a Europa de que se separa apenas por 31 quilómetros de mar e dentro de si próprio.

Fez é a cidade imperial que nos transporta para uma idade média preservada como um mosaico, Casablanca é a modernidade e o gigantismo de um capital económica, Marraquexe é a porta do deserto nos mais belos tons de pastel e
Agadir é a perfeita estância balnear. Qualquer uma delas é servida por voos diretos de Portugal e delas se pode chegar a pérolas como Essaouira, Ait Benhaddou, Ouarzazate, el Jadida ou Chefchaouen.

Em três tempos ou um pouco mais, com a segurança de transportes modernos e de qualidade. Marrocos é perto? É. E é, por isso mesmo, a melhor aposta para um mergulho num mundo de culturas que fica nas antípodas da Europa. Vamos embarcar?

Foto: DR

COMPANHIAS AÉREAS

As ligações entre Portugal e Marrocos estão a cargo de duas low-cost – Ryanair
e EasyJet – e das companhias de bandeira dos dois países. São quatro os aeroportos de destino a partir de Portugal: Fez, Casablanca, Marraquexe e Agadir. Marrocos é ainda servido por uma extensa rede de voos internos da Royal Air Maroc. Apresentamos a seguir preços mínimos para ida e volta.

VOOS DE LISBOA

A Ryanair tem voos para Agadir (34 euros) e Marraquexe (35 euros).

A EasyJet liga a Marraquexe a partir de 32 euros.

A TAP Air Portugal voa para Agadir (195 euros), para ambos os aeroportos
de Casablanca (148 euros) e para Marraquexe (123 euros).

A Royal Air Maroc tem ligações Lisboa-Casablanca a partir de 177 euros (a cidade é escala em voos para outros destinos cujo valor total fica pouco mais caro).

VOOS DO PORTO

Há voos para Agadir (desde 33 euros), Marraquexe (40 euros) e Fez (58 euros, a partir de março) com a Ryanair.

A TAP Air Portugal não tem voos diretos desde o Porto, mas, curiosamente, fazendo Porto-Lisboa-Marrocos consegue-se o mesmo ou um menor preço do que fazendo só Lisboa-Marrocos!

A Royal Air Maroc voa para Casablanca (200 euros).

CONSELHOS ÚTEIS

Compre voos separados
A dica serve sobretudo para quem optar por um voo low-cost: vale a pena voar para um destino e regressar de outro. Por exemplo, aterrar em Fez e aproveitar
a rede de caminhos de ferro para conhecer Rabat, Casablanca e Marraquexe, de onde se pode regressar.

Não receie a distância…
As ligações de autocarro e a rede de estradas de Marrocos são de muito boa qualidade, pelo que uma agradável viagem de menos de três horas com paragem para almoço cobre facilmente 200 quilómetros. E há lugares incríveis a essa distância das cidades aeroportuárias.

… nem a comida de rua
Petiscar na praça Jemaa el-Fna, em Marraquexe, é uma experiência a não perder, pela luz, pela multidão, pelas experiências gastronómicas, pela imagem dos edifícios em tons de rosa alaranjada que enquadram o lugar. Depois, aventure-se
nas ruas da medina e descubra verdadeiros pitéus. Na de Fez, por exemplo, há uma sopa de caracóis inolvidável.

E instale-se num riade
Ficar no La Mamounia, em Marraquexe, é um sonho ao alcance de poucos (os quartos começam nos 750 euros por noite), mas experimentar o charme das habitações típicas pode ficar mais barato do que um hotel impessoal. Os riades são mansões que se expandem à volta de um pátio quase sempre florido e com um ponto de água, fonte ou piscina, ideais para as horas de calor. E há-os às dezenas em qualquer cidade.

Esta rubrica conta com o apoio da ANA Aeroportos de Portugal

Partilhar