(Foto: Artur Machado / Global Imagens)

O Aeroporto Francisco Sá Carneiro, no Porto, foi considerado o melhor de Portugal e está no Top 10 da Europa, segundo a classificação de uma organização internacional de defesa dos direitos dos passageiros.

De acordo com o ranking anual da AirHelp, a maior organização internacional de defesa dos direitos dos passageiros aéreos, o Francisco Sá Carneiro está em 54º lugar entre 151 infraestruturas de todo o Mundo, com uma pontuação de 7,67. No universo europeu, classifica-se na sétima posição, atrás de Madrid, Bilbao, Milan Linate, Bergen Flesland, Turim e Barcelona.

No lado oposto, em 143º lugar mundial está o Aeroporto Humberto Delgado, em Lisboa, o pior do país.

O ranking AirHelp Score avalia as melhores companhias aéreas e os melhores aeroportos do Mundo, com base na excelência do serviço, na pontualidade, no processamento de reclamações e na qualidade das instalações de restauração e de lojas aeroportuárias.

O aeroporto do Porto conseguiu 7,10 na pontualidade, 8,52 na consideração dos clientes e 8,53 na qualidade da área de restauração e lojas. Em segundo lugar surge o Aeroporto de Faro, com uma pontuação global de 7,21. Por sua vez, o Aeroporto Humberto Delgado, em Lisboa, fica-se pelos 6,75.

A classificação do Aeroporto Francisco Sá Carneiro na 54º posição internacional é a quinta maior subida em relação a 2019, devido ao melhor desempenho na pontualidade.

O ranking da AirHelp coloca nos três primeiros lugares os aeroportos de Tóquio Haneda, Recife/Guarapares e Tokyo Narita. Há quatro aeroportos brasileiros no Top 10.

Partilhar