Foto: Pixabay

A Região Autónoma da Madeira foi reconhecida como um “destino turístico sustentável”, tendo-lhe sido atribuído o galardão Prata da EarthCheck, a mais prestigiada entidade internacional de certificação na área.

O processo de certificação foi desenvolvido pela Secretaria Regional de Turismo e Cultura da Madeira, através da Direção do Turismo, e começou no final de julho de 2021.

Contou com a assessoria do IPDT – Turismo e Consultoria, sendo a EarthCheck a entidade certificadora, acreditada pelo Global Sustainable Tourism Council (Conselho Global de Turismo Sustentável) e responsável pela realização da auditoria ao destino, concretizada em dezembro de 2022.

Para esta distinção contribuíram vários intervenientes locais, divididos em grupos de trabalho, que integram a Estrutura de Gestão de Sustentabilidade do Destino, e um conjunto alargado de entidades.

O processo envolveu a recolha de dados e evidências para responder aos requisitos do padrão normativo da EarthCheck.

Eduardo Jesus, secretário madeirense do Turismo, entende que o novo estatuto “reconhece e valida todo o trabalho desenvolvido pelo destino ao longo das últimas décadas na defesa de um território mais sustentável a nível ambiental, cultural, social e económico.”

Além disso, o governante, citado pela Agência Lusa, considera ter ficado reforçado “o posicionamento da Madeira como um destino turístico com enfoque no desenvolvimento sustentável.”

Para o secretário do Turismo, “a sustentabilidade é uma jornada”, sendo que objetivo a cinco anos é a Madeira receber um nível superior de certificação da EarthCheck: o Ouro.

Partilhar