Produzido por:

Provar as melhores iguarias tradicionais e vanguardistas de Espanha enquanto ouve música e degusta um bom vinho é o que lhe prometem estes pontos de paragem obrigatória nas maiores cidades do país vizinho

Conhecer monumentos lindíssimos, contactar com a cultura local e provar pratos típicos é tudo o que queremos quando viajamos. E é isso e muito mais que Espanha oferece. Além das atrações que estão nos roteiros de qualquer turista, há locais a não perder mesmo no coração das cidades espanholas que pode ainda desconhecer.

Falamos em concreto dos mercados urbanos, autênticos centros de vida diurna e noturna que oferecem o melhor que é servido às mesas espanholas, entre comida deliciosa, bebidas refrescantes e sobremesas tentadoras. Como se isso não bastasse, ainda acolhem quem os visita com momentos divertidos e descontraídos de convívio, ao som de música ao vivo. Localizados entre praças históricas e museus, são perfeitos para incorporar no seu roteiro pelas maiores cidades espanholas, reunindo tudo o que pode desejar de um dia em Espanha.

Exemplo da espetacularidade dos mercados urbanos espanhóis é o Mercado de La Boquería, em Barcelona.

Exemplo da espetacularidade dos mercados urbanos espanhóis é o Mercado de La Boquería, em Barcelona. Além da Sagrada Família e do Parque Güell, a capital da Catalunha exibe o maior mercado desta comunidade autónoma, com a maior variedade de produtos alimentares, e também o mais visitado pelos turistas. Desde a sua inauguração, em 1840, este mercado tem enchido as medidas de quem o visita com as melhores iguarias espanholas.

Alguns produtos a não perder são os presuntos, particularmente os ibéricos, e as butifarras catalãs, enchidos típicos da Catalunha. Também um ícone desta região são os calçots, uma iguaria vegetariana tradicional à base de rebentos de cebola grelhados. O sabor doce da cebola é depois complementado pelo molho romesco, cuja receita original leva azeite, alho e amêndoas. O ideal é provar os calçots na sua época, entre novembro e abril.

Por outro lado, se é fã de tapas, Madrid é o destino perfeito para si. Depois de admirar os quadros de Goya, Velázquez e de outros artistas expostos no Museu do Prado ou após visitar o monumental Palácio Real de Madrid, está na hora de se dirigir à Plaza Mayor. Perto desta praça não só vai poder provar o tapeo madrileno, como vai encontrar o local ideal para o fazer.

Falamos, claro, do Mercado de San Miguel, que lhe oferece as melhores delícias da capital e arredores. O conselho que lhe deixamos é pedir as tapas por volta das 13h, já que este petisco é habitualmente servido antes do almoço, que em Espanha começa às 14h. Uma das tapas mais conhecidas são as de tortilha, mas há imensas variedades para descobrir, de preferência com uma caneca de cerveja ou um copo de tinto de verano na mão. Além das tapas, no Mercado de San Miguel vai dar de caras com o presunto de bolota e com o gelado de iogurte natural.

Já para quem prefere uma cidade com vista para o mar e próxima da natureza, Valência é o destino a escolher. Andar é a melhor maneira de descobrir tudo o que esta cidade tem para oferecer, incluindo a sua mágica Catedral, a Câmara da Seda e o Mercado Central. Neste mercado urbano centenário, mais do que produtos de elevada qualidade, encontrará um belo exemplo da decoração e arquitetura pré-modernistas. O exterior é composto por cúpulas e telhados inclinados e, quando se entra, a atenção vai para o ferro, a madeira, a cerâmica e os azulejos coloridos.

Tal como o nome indica, o Mercado Central tem uma localização privilegiada, a dois passos do Museu Nacional de Cerâmica e das Torres de Serranos. Mas a sua proximidade a outros pontos de interesse na cidade não é o único motivo para o visitar, ou não fosse este o sítio ideal para provar a paella, um dos pratos típicos da região de Valência e um dos mais famosos de Espanha. E sendo o Mercado Central o maior mercado de produtos frescos da Europa, ir para casa sem frutas e legumes seria um desperdício.

Falar em alimentos frescos é impossível sem pensarmos no peixe e no marisco que se compram no Mercado de La Ribera.

Falar em alimentos frescos é impossível sem pensarmos no peixe e no marisco que se compram no Mercado de La Ribera. Junto à ria de Bilbau, este mercado é o local ideal para provar o melhor do Mar Cantábrico. E, por falar em pratos com sabor a mar, não se esqueça de experimentar o bacalhau ao pil-pil (frito com alho e azeite), uma especialidade do País Basco. Outras iguarias típicas a não perder são os pintxos, fatias de pão cobertas com enchidos, queijos e outros produtos, normalmente acompanhados por txikitos, pequenos copos de vinho tinto servidos na região de Bilbau.

O Mercado de La Ribera é ainda o ponto de partida ideal para descobrir uma cidade dividida entre um passado industrial e um presente e futuro ligados às artes. Bilbau destaca-se no País Basco como um destino imperdível, sendo conhecida como a “cidade do Guggenheim” devido à fundação do Museu Guggenheim de Bilbau, em 1997, e do seu impacto no desenvolvimento da cidade.

Chegados a este ponto no nosso roteiro, falta-nos ainda descobrir uma cidade muito importante: Málaga. Com praias beijadas pelo Sol e movimentados bares, é seguro dizer que esta cidade nunca dorme. Cada rua transpira vida, especialmente no Bairro das Artes, dominado pela cultura underground malaguenha. Mas Málaga também se faz de um passado cujas marcas estão bem visíveis em monumentos como a Catedral e o Teatro Romano.

Entre a História que se escreveu e a que se escreve hoje, está um mercado que é uma lindíssima representação da arquitetura de Málaga. O Mercado de Las Atarazanas é um dos melhores em toda a Andaluzia e o local onde os malaguenhos compram todos os dias fruta fresca.

Contudo, a maior atração para os turistas é o pescaíto frito. O peixe frito andaluz é uma explosão dos sabores da costa espanhola na nossa boca e pode prová-lo acabadinho de fritar no Mercado de Las Atarazanas. Enquanto degusta esta delícia, fique já de olho no gazpacho, sopa fria de tomate e própria da Andaluzia. E, claro, não se esqueça de planear a sua próxima viagem de descoberta rumo à melhor gastronomia espanhola.

Para mais informações https://www.spain.info/es/dia-mundial-tapa/

 

desenhados para inspirar e criar uma maior proximidade entre os leitores e as marcas.

Partilhar