Foto: DR

Um novo refúgio na costa na costa sul de Menorca, Espanha, é apresentado como o hotel com maior responsabilidade ambiental do grupo Meliá.

O Vllla Le Blanc tem 159 quartos, com preços desde os 283 euros por noite, com vista para a cidadela ou para o mar. O valor inclui refeições, transfer e atividades.

Inspirado na arquitetura vernacular da ilha, o hotel integra-se na paisagem de Menorca – declarada Reserva da Biosfera pela UNESCO em 1993 – com paredes caiadas de branco e abundante luz natural, que inunda os espaços através de grandes arcos.

“Resgatámos o uso tradicional dos azulejos, que foram usados ao longo dos tempos em Menorca para combater os invernos chuvosos e que tradicionalmente eram sempre pintados de branco para refletir o calor no verão”, explica, em comunicado, Álvaro Sans, o arquiteto responsável pela transformação do antigo Sol Beach House Hotel no novo resort de cinco estrelas da Gran Meliá e único membro da prestigiada coleção dos Leading Hotels of the World na ilha.

Foto: DR

Além de combinar um design simples e contemporâneo, a reabilitação teve uma forte aposta na sustentabilidade ambiental. Reduz emissões e adota a economia circular na gestão de resíduos.

O calor residual dos sistemas de ar condicionado pré-aquece a água quente e as piscinas aquecidas, a água das piscinas serve para a limpeza do hotel e a água da chuva para regar os jardins.

Localizado na praia de Santo Tomás, entre Mahón e Ciutadella, o Villa Le Blanc é um bom ponto de partida para conhecer Menorca.

Os 159 quartos de estilo mediterrânico dispõem de varandas com vista para a cidade ou o mar. Entre eles, 45 suites de luxo oferecem piscinas privadas ou terraços sobranceiros ao Mediterrâneo.

Foto: DR

A zona de bem-estar é gerida pela casa francesa Anne Semonin, com experiências veganas, e os espaços gastronómicos homenageiam os produtos e sabores locais.

O S’Amarador, tido como uma das melhores marisqueiras da ilha, preserva a tradição das velhas tascas de pescadores.

Já o Cru faz uma abordagem contemporânea à cozinha local.

Partilhar