Foto: Pixabay

A icónica catedral de Notre-Dame, símbolo de Paris (França), vai reabrir ao público no próximo ano.

O anúncio foi feito pelo próprio presidente francês. Emmanuel Macron garantiu que as obras de reconstrução que se seguiram ao grande incêndio de 15 de abril de 2019 terminarão em 2024.

Macron acrescentou que a catedral vai renascer e que está pensada a criação de um museu dedicado a ela dedicado pela importância que tem no “destino nacional.”

A data concreta não foi avançada, mas tudo aponta para o segundo semestre de 2024, já depois da realização dos Jogos Olímpicos de Paris.

Exatamente quatro anos depois do fogo que quase o destruiu, o templo histórico recuperou agora a base de madeira da famosa agulha que coroa o seu telhado, uma estrutura de madeira com revestimento de chumbo.

A base, de 80 toneladas, é o elemento central sobre o qual repousa a torre de 96 metros, originalmente erguida no século XIX pelo arquiteto Viollet-Le-Duc.

Foto: Emmanuel Dunand/AFP

Os técnicos continuam, também, o processo de limpeza das paredes, ornamentos e abóbadas da catedral, que ocupam um total de 42 mil metros quadrados.

O grande órgão, esse, foi completamente desmantelado. Os seus 8000 tubos estão a ser montados um a um, num processo lento e de muita precisão.

O incêndio na catedral de Notre-Dame gerou uma manifestação global de apoio e solidariedade. Foram doados 846 milhões de euros para a sua reconstrução.

Uma investigação judicial para determinar as causas do fogo continua em andamento.

O Ministério Público francês apontou que as chamas podem ter sido originadas por um cigarro mal apagado ou por um problema elétrico. Mas ainda não há conclusões finais oficiais.

Partilhar