Foto: Pixabay

As companhias aéreas esperam transportar este ano 4,35 mil milhões de passageiros em todo o Mundo, prevê a Associação Internacional de Transportes Aéreos (IATA).

Aquela que é a maior associação internacional do setor da aviação confia que esta recuperação do tráfego aéreo resultará num regresso das transportadoras aos lucros.

Cálculos da IATA apontam para receitas anuais de 9,1 mil milhões de euros de lucro líquido este ano, o dobro do previsto inicialmente.

Já o volume de negócios global deverá atingir os 803 mil milhões de euros, valor também revisto em alta.

“O desempenho financeiro melhor do que o esperado é apoiado por vários desenvolvimentos positivos, como a suspensão pela China das restrições da covid-19 antes do esperado”, explicou Willie Walsh, diretor-geral da Iata.

Estes lucros, os primeiros desde a pandemia marcarão uma melhoria em relação aos 42 mil milhões de dólares (39 mil milhões de euros) perdidos em 2021 e ao abismo de 2020 (137,7 mil milhões de dólares).

Contudo, nem todas as áreas geográficas deverão voltar este ano aos números positivos. As operadoras da América do Norte, Europa e Médio Oriente estarão no verde, mas as da região Ásia-Pacífico, América Latina e África permanecerão deficitárias este ano, calcula a IATA.

Partilhar