Foto: Fabrice Coffrini/AFP

Chama-se Iseltwald, fica nas margens do lago Brienz e é rodeada pelos Alpes. Esta pequena aldeia da Suíça, com cerca de 400 habitantes, tem vivido dias de inédita confusão. Tudo por causa da Netflix.

A origem está numa série sul-coreana intitulada “Crash Landing on You” que exibiu uma cena romântica filmada em Iseltwald, a qual desencadeou uma monumental onda de visitas, sobretudo de turistas asiáticos.

A série conta a história de herdeira milionária da Coreia do Sul que cai de parapente na zona desmilitarizada com a Coreia do Norte e ali se apaixona por um militar norte-coreano.

Algumas das cenas foram filmadas na Suíça, nomeadamente uma romântica gravada no pequeno cais de madeira de Iseltwald, durante a qual o protagonista toca piano enquanto o seu par chega de barco aos seus braços.

Foto: Fabrice Coffrini/AFP

“Gostaria que um dia alguém fizesse isso por mim. Seria incrível”, confessou à agência AFP Jiah Hni Gwee, que viajou propositadamente da Malásia apenas para conhecer in loco o cenário da série.

Tal como ele, centenas de asiáticos têm acorrido a Iseltwald, acabando por completo com o tradicional sossego da aldeia.

“Os números explodiram. Para cada morador local são cerca de 1000 visitantes”, calcula Titia Weiland, proprietária de uma empresa de turismo em Iseltwald.

Todos os dias chegam cerca de 20 autocarros, provocando inéditos congestionamentos de tráfego e bloqueando os acessos.

Foto: Fabrice Coffrini/AFP

Para tentar travar tamanho afluxo de gente, os responsáveis locais anunciaram que apenas os veículos com pré-reserva paga podem aceder a Iseltwald. E que cada turista que queira tirar fotos no cais tem que pagar uma taxa de cinco francos suíços (5,1 euros).

A série “Crash Landing on You” foi a segunda mais vista de sempre em toda a plataforma Netflix para o continente asiático, logo a seguir à controversa “Squid Game”, também ela sul-coreana.

Partilhar