A industrial Gdansk é uma das opções possíveis na Polónia (Foto: Wikimedia)

Uma experiência Erasmus fica para a vida toda. E há um infinito de escolhas possíveis que podem traduzir onde concretizar o sonho em realidade. Com muito para aprender e ainda mais para conhecer.

ESPANHA

Salamanca, ponto de encontro de milhares de estudantes internacionais (Foto: Wikimedia)

Uma experiência Erasmus em Espanha é garantia de diversidade e surpreendente oferta, e de um autêntico cruzamento de vivências fantásticas num período de vida que promete ficar carimbado para sempre a todos os níveis.

Desde logo porque Espanha é o país que mais estudantes Erasmus recebe em toda a Europa pelo que a probabilidade de encontrar alunos das mais diversas nacionalidades é enorme. E porque as cidades universitárias espanholas são autênticos museus vivos.

É o caso de Barcelona, na Catalunha, marcada pela arquitetura modernista de Gaudí (1852-1926) bem cravada na imponente Basílica da Sagrada Família ou na Casa Milà, conhecida como La Pedrera, monumentos que merecem visitas demoradas. Barcelona é, também, respirar espírito catalão, são as ruas cheias das Ramblas, é o formigueiro de movimento do Mercado La Boqueria.

E há Madrid, com os seus museus, como o Prado ou o Reyna Sofia, as suas largas avenidas, como a Gran Vía, ou os seus parques, como o do Retiro.

Valência conjuga modernidade e tradição (Foto: Wikimedia)

Mais pequenas em dimensão e número de habitantes, Valência e Salamanca surgem igualmente como boas opções de Erasmus em Espanha. Na primeira, não perder a tranquilidade do extenso Jardim do Túria, nove quilómetros de paz e tranquilidade, e o encantamento garantido transmitido pelo vivo Centro Histórico.

Na segunda, a Plaza Mayor é ponto obrigatório e o edifício principal da Universidade, na Calle Libreros, é de fazer suspirar qualquer um.

Em qualquer uma das cidades – a que se podem juntar, entre outras, Sevilha e Granada, autênticos museus vivos da Andaluzia –, o alojamento para alunos é vasto, embora seja aconselhável estudar as diversas opções de oferta antes da partida. Há aplicações próprias para o efeito, como a Inflife, que podem ajudar nesta tarefa.

GUIA DE VIAGEM
Moeda: Euro
Preço médio de um passe de transportes públicos: 45 euros
Preço médio de um quarto para alojamento: 350 euros
Preço médio de uma refeição em restaurante: 11 euros

FRANÇA

Toulouse, a surpreendente cidade que acolhe cada vez mais alunos universitários (Foto: Wikimedia)

Paris é casa de algumas das mais prestigiadas universidades a nível mundial, de que a Sorbonne é exemplo perfeito. É a cidade do amor, lugar-comum que a eternizou, mas é bem mais do que isso. A Torre Eiffel e o Arco do Triunfo são apenas os dois postais principais de uma Paris com muito para mostrar e oferecer, quase pecado seria se um estudante Erasmus não a aproveitasse e a não agarrasse com as duas mãos pelo tanto que tem para dela usufruir.

O Louvre, os bairros históricos como Montmartre, Quartier Latin, Montparnasse ou Saint-Germain-des-Prés, as avenidas largas e as ruas apertadas, os restaurantes, as esplanadas, as padarias, enfim, tudo o que irá facilmente tornar Paris numa experiência muito além do estudo propriamente dito.

Paris, a capital da luz, das artes e do amor (Foto: Wikimedia)

Mas a França universitária não é apenas Paris. Pode ser Toulouse, no sul do país, quase meio milhão de habitantes mas acolhedora como se fosse pequena de tamanho. E a apenas uma hora e meio de voo desde Portugal. Tem a segunda maior universidade francesa e locais que fascinam quem os visita, como a Cité de l’Espace onde é possível viajar com os pés bem assentes no chão pelos mistérios do espaço e deambular por um edifício futurista onde não falta a réplica de um foguetão, o Ariane 5.

Outro ponto forte de Toulouse é a Praça do Capitólio, cenário do majestoso edifício da Câmara Municipal e ponto de partida para uma caminhada segura e mágica pelos pontos históricos da cidade.

GUIA DE VIAGEM
Moeda: Euro
Preço médio de um passe de transportes públicos: 40 euros
Preço médio de um quarto para alojamento: 500 euros
Preço médio de uma refeição em restaurante: 18 euros

ITÁLIA

Bolonha guarda a instituição universitária mais antiga de toda a Europa Ocidental (Foto: Wikimedia)

Milão, Roma, Bolonha, Pisa… A oferta universitária em Itália é vasta e promete hesitação forte dada a qualidade das universidades locais e o seu enquadramento geográfico e histórico.

Comecemos por Milão, a cidade da moda, do Scala, da imponente catedral e da vizinha Galleria Vittorio Emanuele II, considerada o mais antigo centro comercial do Mundo – abriu portas em 1877. Não longe fica o Bairro de Brera, onde está instalada a Academia de Belas Artes, a zona boémia de Milão com as suas apertadas ruas pedonais pejadas de bares, restaurantes, galerias e lojas de roupa.

Em Roma, o Coliseu e o Fórum Romano são visita obrigatória, para lá de uma imensidão de pontos de destaque onde é possível aliar História e modernidade que a respeita.

Milão é um permanente poço de surpresas (Foto: Wikimedia)

Já Bolonha oferece a instituição universitária mais antiga de toda a Europa Ocidental, em funcionamento permanente desde 1088. São quase 100 mil os estudantes das mais diversas origens que todos os anos letivos a habitam e que aproveitam para realizar uma infinidade de programas culturais ao seu dispor. Como a universidade não tem cantina própria, é comum os jovens fazerem da Via Zamboni o seu gigantesco ponto de encontro.

Em Pisa, conhecida pela sua torre inclinada que apaixona milhões de turistas, a universidade prima também pela antiguidade (foi estreada em 1343) e pelo simbolismo, por ter sido uma das instituições onde estudou o génio Galileu Galilei.

Habitação não deverá constituir problema de maior em Itália, com os custos por quarto a irem dos 300 aos 500 euros mensais.

Já o modo mais simples e prático para deslocação nas áreas urbanas italianas é o transporte público, com passes mensais que não vão além dos 40 euros nas cidades referidas.

GUIA DE VIAGEM
Moeda: Euro
Preço médio de um passe de transportes públicos: 30 euros
Preço médio de um quarto
para alojamento: 350 euros
Preço médio de uma refeição em restaurante: 13 euros

POLÓNIA

Poznan e o seu Centro Histórico merecem demorada visita (Foto: Getty Images)

A Polónia deixou há muito de ser um destino escondido do leste europeu e tornou-se um país aberto a todas as culturas, ela própria com bastante cultura para oferecer.

Em Varsóvia, a capital, 1,7 milhões de pessoas habitam num caldo interessante de arquitetura única que alia o respeito por um passado rico e variado a um conceito de modernidade evidente mas não invasivo.

Na Cidade Velha, merece passeio longo e distraído de tempo a Nowy Syat, uma das ruas mais características, com vista direta para o imponente Castelo Real e não muito longe da grande muralha, a Barbican, resquício de memória rica local. O rio Vístula e as suas margens desenham-se por uma Varsóvia com muito que contar a passo lento de caminho por entre prédios de art déco.

Varsóvia alia arquitetura única ao respeito por um passado rico e variado (Foto: Wikimedia)

Poznan é outra das opções Erasmus em território polaco. O medieval Centro Histórico é de visita obrigatória, assim como o interior da catedral da cidade, onde é possível ouvir impressionantes concertos de órgão clássico num cenário em que se destacam pinturas e peças de arte de incalculável valor.

A industrial Gdansk, no norte polaco, bem colada ao mar Báltico, cuja zona principal foi reconstruída de raiz após ter sido totalmente destruída durante a II Guerra Mundial (1939-1945), tem avenidas onde domina o verde das árvores e da vegetação, que no inverno ficam cobertas de neve e dão a ver um espetáculo memorável.

Os estudantes Erasmus na Polónia podem contar com programas específicos de alojamento a eles especificamente dirigidos. Na maior parte dos casos, é possível encontrar quartos cujo preço mensal de arrendamento ronda entre os 300 e os 400 euros por mês, quer em Varsóvia, quer em Poznan, quer em Gdansk.

GUIA DE VIAGEM
Moeda: Zloty (1 euro: 4,5 zlotys)
Preço médio de um passe de transportes públicos: 23 euros
Preço médio de um quarto para alojamento: 350 euros
Preço médio de uma refeição em restaurante: 5 euros

Saiba mais sobre destinos Erasmus na edição de junho da sua Volta ao Mundo. Disponível em banca ou em formato digital.

Partilhar