Espanha é aqui ao lado e, por isso mesmo, será provavelmente o país com mais ligações aéreas a Portugal. Contámos 41 no pino do verão, a cargo de várias companhias de aviação.
Nas páginas da edição de julho da sua Volta ao Mundo, já disponível em banca ou em versão digital, deixamos-vos o novelo de linhas possíveis dos destinos espanhóis, que nos deixam sem qualquer desculpa para não ir descobrir esta nossa imensa e tão querida vizinha.
E se Madrid é o centro de tudo, há cada vez mais ligações para cidades secundárias, esse manancial de surpresas abrigadas pela tranquilidade das coisas menos imensas, a menos de duas horas de qualquer aeroporto português, à exceção das ligações envolvendo ilhas atlânticas (Canárias, Açores e Madeira).
Temos Formentera a que se chega por Ibiza (como dizemos, a pequena ilha recusa aviões), temos Pamplona a que se chega a partir de Bilbau (o aeroporto local não acolhe voos de Portugal) e temos a Galiza e Zamora, para onde o mais simples é mesmo o comboio e a estrada.
Espanha tem essa enorme vantagem de ter excelentes ligações ferroviárias entre grandes centros, o que torna uma viagem onde quer que seja extremamente simples, se o desejo for afastar-se da cidade onde se aterra.
Posto isso, vamos às rotas.
A PARTIR DE LISBOA
A Volotea liga a Oviedo, nas Astúrias, a partir de 27 euros para cada lado.
A EasyJet vai a Barcelona, Bilbau, Ibiza, Madrid, Maiorca, Menorca e Valência, com voos de ida a partir de 19 euros.
A Ryanair tem voos para Barcelona, Málaga, Sevilha e Valência a partir de 17 euros.
A TAP Air Portugal voa para as Baleares (Maiorca e Menorca, ida e volta em julho a partir de 207 euros), Madrid (80 euros) e Barcelona (117 euros).
A Iberia liga a Madrid (88 euros ida e volta).
A PARTIR DO PORTO
A TAP Air Portugal não liga o Porto a aeroportos espanhóis, deixando as despesas para a Ryanair e a EasyJet, que só não fazem Bilbau, a cargo da Volotea (ida desde 25 euros) e da Vueling (desde 14 euros).
Os voos da Ryanair arrancam nos 18 euros e servem Alicante, Barcelona, Valência, Gran Canaria, Ibiza, Maiorca, Madrid, Málaga, Sevilha e Tenerife.
Os da EasyJet ligam a Ibiza, Maiorca e Madrid, com tarifas semelhantes.
A PARTIR DE FARO
A Vueling estreia-se com ligações diretas a Barcelona e Bilbau (com voos a partir de 24 euros para cada lado).
A Ryanair liga a Madrid, Barcelona e Valência a partir de 16 euros, a EasyJet vai até Barcelona (desde 37 euros).
A Volotea voa para Bilbau (desde 24 euros) e a Iberia faz a ligação a Madrid (desde 64 euros).
A PARTIR DO FUNCHAL
A Iberia liga a Madrid, Barcelona e Bilbau a partir de 137 euros para cada lado.
A Binter faz ligações ao arquipélago das Canárias, com voos nem sempre diretos que arrancam nos 115 euros para cada lado.
A PARTIR DE SÃO MIGUEL
A Iberia liga a Madrid no verão (ida desde 138 euros).
A Azores Airlines passa a ter ligação ao longo do ano a Barcelona e vai fazer Bilbau no verão, com voos desde 157 euros.
Esta rubrica conta com o apoio da ANA Aeroportos de Portugal