Produzido por:

Todos os anos, milhares de peregrinos de todas as idades rumam a pé até Santiago de Compostela. Esta peregrinação é desconhecida de poucos, mas nem todos sabem que, bem no coração do nosso país, existem itinerários especiais, que levam os caminhantes a descobrir o património natural, histórico e religioso do Centro de Portugal, enquanto lhes dão a oportunidade de contactarem com a sua fé.

Um dos itinerários que não pode perder se pretende percorrer os Caminhos de Santiago é o Caminho Nascente

Caminho Nascente

Um dos itinerários que não pode perder se vai percorrer os Caminhos de Santiago é o Caminho Nascente. Este itinerário começa no Centro de Portugal, junto das margens do rio Tejo, em Vila Velha de Ródão. Este concelho é conhecido pelas famosas Portas de Ródão, monumento natural único no nosso país que pode apreciar a partir da Ponte sobre o Tejo. Pode igualmente apreciar o rio a partir do Castelo do Rei Wamba, um marco histórico a não perder.

PONTE SOBRE O RIO TEJO, VILA VELHA DE RÓDÃO

De resto, o Caminho Nascente levá-lo-á a aventurar-se por rotas que, embora por vezes exigentes, lhe mostrarão maravilhas naturais e históricas. Em Belmonte, pode contactar com diversas crenças, entre as quais o judaísmo, cujos seguidores encontraram aqui um refúgio na época da Inquisição e deixaram vestígios da sua fé na Sinagoga e um pouco por toda a localidade. Por outro lado, a região também tem marcas católicas significativas, como o Castelo e a Igreja de Santiago. Existe também uma estátua de Pedro Álvares Cabral, homenagem ao explorador português, nascido em Belmonte.

IGREJA DE SANTIAGO, BELMONTE

Guarda, a mais alta de Portugal, é uma das três cidades onde passa este caminho, e aqui existem várias coisas que o vão deslumbrar. A primeira é a Sé Catedral que, pela sua imponência, é um dos elementos de património arquitetónico mais deslumbrantes e importantes da história do país. Uma vez na cidade fundada por D. Sancho I, não deixe de subir à Torre dos Ferreiros, a partir da qual terá uma vista panorâmica sobre a cidade e a paisagem circundante.

ORATÓRIO SOB A INVOCAÇÃO DO CRISTO CRUCIFICADO DA TORRE DOS FERREIROS, GUARDA

Se quiser fazer a peregrinação no meio da Natureza, siga o Caminho de Torres

Caminho de Torres

Se preferir uma peregrinação com um maior contacto com a Natureza, siga o Caminho de Torres. Parte deste itinerário segue o rio Côa, que passa em concelhos como Almeida, uma localidade que, vista do céu, se assemelha a uma estrela.

VISTA AÉREA DE ALMEIDA

Quem a atravessa com os pés bem assentes na terra não pode deixar de reparar nos seus tesouros. Desde as Termas de Almeida – “Fonte Santa”, uma das 20 estâncias termais no Centro de Portugal, onde os caminhantes podem cuidar do corpo depois de tantos dias a andar, à famosa Ponte Grande sobre o Rio Côa, construída no século XVII, os encantos de Almeida nunca parece esgotarem-se.

PONTE GRANDE SOBRE O RIO CÔA, ALMEIDA

Também atravessada pelo rio Côa, Pinhel é conhecida como a Cidade Falcão e pode igualmente ser visitada por quem embarca no Caminho de Torres. Um dos seus símbolos é o Castelo, que remonta ao período do rei D. Dinis e cuja Torre de Menagem foi mandada erigir no tempo do rei D. Manuel. A fortificação é protegida por uma muralha com 800 metros de perímetro, que os visitantes podem percorrer através do “Caminho de Ronda”.

CASTELO, PINHEL

Caminho do Oeste

Apesar de ainda não existir oficialmente, o Caminho do Oeste promete proporcionar uma viagem única pela região Oeste. Um dos locais que atravessa é Óbidos, que está entre as vilas medievais mais bem preservadas de toda a Europa. No Núcleo Medieval e na Igreja de Santiago, vai viajar até ao tempo dos reis e das rainhas. Porém, Óbidos não será o único local onde o pode fazer.

O Caminho do Oeste está cheio de História, e prova disso é que passa pelos Mosteiros de Alcobaça e da Batalha. Enquanto um é o local onde estão sepultados o rei D. Pedro I e D. Inês de Castro, o outro resultou de uma promessa feita pelo rei D. João I para vencer a batalha de Aljubarrota. Apesar das suas diferenças, ambos são bens classificados como património mundial, expoentes máximos do património religioso e histórico português.

CASTELO DE LEIRIA, LEIRIA

Das vilas às cidades, o Caminho do Oeste atravessa localidades únicas, como Leiria, onde a Rua Direita é torta, o rio corre ao contrário e os sinos da catedral estão no Castelo. Por falar no Castelo de Leiria, este é um local de visita obrigatória para quem escolher a cidade para descansar antes de continuar a percorrer os muitos quilómetros que faltam até chegar a Santiago de Compostela.

 

desenhados para inspirar e criar uma maior proximidade entre os leitores e as marcas.

Partilhar