(Tsaiproject/Flickr)

O Canadá está mais ligado a Portugal do que nunca e promete paisagens ímpares em Toronto e Montreal. Com uma carteira de voos de várias companhias aéreas.

(Tsaiproject/Flickr)

O Canadá é cada vez menos um destino dependente dos movimentos pendulares da descendência da imigração. Além dos muitos voos diretos para Toronto, há cada vez mais ligações a Montreal, com a Air Canada a estender a operação lisboeta ao inverno e a SATA Azores Airlines a somar uma nova operação a partir do Porto, em 2024.

E o que têm todos estes voos para nos oferecer?

Duas cidades incríveis, carregadas de história e modernismo, carregadas de portas abertas para uma Natureza surpreendente.

Se de Toronto se chega num ápice aos Grandes Lagos, em Montreal descobre-se a vida numa ilha de uma província diferente de todas: o Quebeque.

A cidade começou por ser Ville-Marie quando foi fundada, em 1642, por colonizadores franceses. Mas acabou por ver a apelidação mudada por inspiração da colina de três picos que marca a paisagem, de seu nome Mount Royal. Com o tempo e várias explicações possíveis passou a Montreal.

A Basílica de Notre-Dame, no bairro do Velho Porto, terminada em 1829, já visitada por papas e palco de funerais de Estado como o do antigo primeiro-ministro Pierre-Elliot Trudeau, pai do atual, Justin Trudeau.

À roda do templo, o Velho Montreal é um mergulho no passado europeu, com ruas de empedrado e charretes puxadas por cavalos, entre jovens às compras, a passear ou a conviver nos muitos restaurantes.

Com sorte, numa subida dominical ao Mount Royal, transformado em parque desenhado pelo autor do Central Park de Nova Iorque, poderá assistir ao espetáculo semanal de tam-tams.

Ali ao lado está a maior igreja do Canadá e a sua cúpula erguida aos 97 metros de altura, o Oratório de São José.

Museus, todo o mundo à volta do metro, “Réso”, e a área do “Plateau” completam uma cidade de onde se chega a ilhas variadas, à mais antiga cidade fortificada de Quebeque que dá nome à província e fica nas margens do mesmo rio São Lourenço que abraça Montreal, ou até à capital do país, Otava.

GUIA DE VIAGEM

A PARTIR DE LISBOA

A TAP Air Portugal voa diariamente para Toronto ao longo de todo o ano. Já para Montreal, tem voos diários até outubro, quando passam a quatro semanais.º

A Air Transat tem dois voos semanais para Toronto e várias ligações por semana a Montreal. A Air Canada tem quatro ligações semanais a Toronto e três a Montreal.

A PARTIR DO PORTO

A Air Transat voa para Montreal praticamente todos os dias, passando a bissemanal no inverno e deixando então de ter voos diretos.
A partir de junho de 2024, a SATA Azores Airlines assegurará uma ligação semanal a Toronto.

A PARTIR DE PONTA DELGADA

A SATA Azores Airlines assegura voos quase diários para Toronto e tem soluções com escala para Montreal.

A PARTIR DE FARO

A Air Transat tem um voo semanal para Toronto que pode arrancar em menos de 500 euros.

Tempo médio de voo

Lisboa-Toronto: 7h05 a 8h35; Lisboa-Montreal: 6h20 a 7h50

Porto-Toronto: 7h45 a 8h3

Porto-Montreal: 6h20 a 7h15

Ponta Delgada-Toronto: 5h45 a 7h00

Ponta Delgada-Montreal: a partir de 9h20

Faro-Toronto: 7h05 a 8h30.

Preços das viagens

Como sempre, os preços diminuem com a distância no calendário e com a procura. Numa pesquisa dos valores mais baixos, encontrámos voos a partir de 180 euros para cada lado. A maioria arranca, contudo, nos 250 euros.

SUGESTÕES

Os Grandes Lagos

Este conjunto de lagos ligados ao Atlântico pelo rio São Lourenço ocupa uma vasta área dividida entre o Canadá e os EUA. São eles os lagos Superior, Michigan, Huron, Erie e Ontário, na margem do qual está Toronto. São um território sem-fim, propício a cruzeiros e road-trips e com uma atração que é difícil falhar: as Cataratas de Niagara.

Otava

A capital do Canadá fica a menos de 200 quilómetros de Montreal, mas já na província de Ontario, e a 450 de Toronto. Pérola da arquitetura vitoriana, é a sede do Parlamento nacional deste país cujo chefe de Estado é o monarca de Inglaterra.

Quebeque

Um postal canadiano é o Chateau Frontenac, que foi construído na cidade de Quebeque em 1893 para ser aquilo que é: um hotel de luxo parecido com um castelo. Albergou os planos aliados para a invasão da Normandia e pode ser visitado em tours.

Partilhar