(Visit Finland)

A Finlândia quer espalhar a felicidade pelo Mundo. E lança um curso gratuito online para quem queira descobrir o finlandês que há em si. Em alternativa, convida a descobrir o segredo da felicidade viajando para o lar dela.

Resort Kuru (Julia Kivelä)

Olhar (e ver) património edificado e natural, mergulhar no calor de uma sauna e ir “às compras” para o jantar na Natureza mais próxima são alguns dos segredos da felicidade finlandesa. Mas é preciso viajar até lá para senti-la na pele. E na alma.

À falta de oportunidade para uns dias na Finlândia, a nova masterclass online pretende explicar o que é ser finlandês e, por conseguinte, ser feliz. As lições em formato vídeo são dadas por quatro formadores que distribuem “tarefas” a aplicar no dia-a-dia. No final, quem completar o curso recebe um certificado de felicidade.

“Gerir a felicidade tem muito a ver com o desenvolvimento da capacidade de resiliência, que ajuda a viver com a incerteza e a prosperar mesmo quando o Mundo está em constante fluxo. Muitas pessoas vivem em sociedades que giram em torno do tentar sempre ganhar mais, conseguir mais, ser mais. A cultura finlandesa é construída mais em torno do conceito de ‘suficiente’ – saber o que é suficiente e abraçar isso”, explica April Rinne, uma das formadoras.

“Gerenciar sua felicidade tem muito a ver com o desenvolvimento de resiliência que ajuda você a viver com a incerteza e a prosperar mesmo quando o mundo está em constante fluxo. Muitas pessoas hoje em dia vivem em sociedades que giram em torno de tentar sempre ganhar mais, conseguir mais, ser mais. A cultura finlandesa é construída mais em torno do conceito de ‘suficiente’ – saber o que é suficiente para você e abraçar isso”, descreve Rinne.

(Visit Finland)

“Com este curso queremos dar a todos as bases para construírem a sua própria felicidade. A chave é esta: não se trata de uma abilidade natural com que se nasce, mas de uma abordagem à vida que é possível aprender. É aquilo de que o Mundo precisa neste momento”, explica Heli Jimenes, da Business Finland, a organização governamental encarregue da promoção do investimento e do turismo.

A iniciativa é da autoridade nacional de turismo (Visit Finland) e decorre do sucesso da masterclass presencial dedicada à felicidade organizada em junho no resort Kuru, na região dos Lagos. É gratuita e arrancou há dias aqui.

Parque Nacional Koli (Julia Kivelä)

Experimentar ser finlandês na Finlândia pode ser outro caminho para a felicidade, acredita a Visit Finland. E dá pistas.

Comece por apreciar o design que “tem contribuído muito para a felicidade finlandesa”, no Museu do Design do Distrito do Design de Helsínquia ou no Aalto Museum centre, em Jyväskylä.

Vá às compras para jantar indo à floresta colhê-lo (foraging) ou visitando restaurantes como o Vår (estrela Michelin) em Porvoo, ou o Aanaar em Inari.

(Visit Finland)

Sue até à felicidade numa das cerca de três milhões de saunas do país (como a Saana, em Kuopio, ou a Serlachius Art, em Mänttä) e mergulhe nas águas do lago mais próximo a seguir.

Termine respirando fundo a Natureza finlandesa, nos parques nacionais Nuuksio ou Koli, por exemplo.

Parque Nacional de Nuuksio (Marjaana Tasala / Visit Finland)

Partilhar