Festival das Luzes (Sven Chr. Schramm / VisitBerlin Artfully Media)

Munique e Berlim são duas cidades incontornáveis na imensa Alemanha, mas este outono há uma série de novas desculpas para lá ir dar uma voltinha. A mais cativante de todas: um velho centro comercial devoluto transformado num espaço social.

Lovecraft, em Munique (Thomas Mandl / Lovecraft)

É a novidade do momento em Munique. O Lovecraft é um projeto que quer devolver vida ao antigo shopping de oito andares e 25 mil metros quadrados esquecido no centro da cidade.

Em vez de lojas normais, o edifício acolherá exposições, workshops, eventos, cowork, áreas para prática de desportos urbanos, como skate, e restauração.

Inaugurado em meados de setembro com duas mostras, os vários andares abrem na totalidade em outubro. Com uma mais-valia: uma pista de dança no último.

Aeroporto de Tempelhof (Claudius Pflug/Tempelhof Projekt GmbH)

A recuperação de edifícios degradados, alguns industriais, tem sido uma aposta estendida a várias regiões da Alemanha. E um dos mais icónicos é seguramente o “velho” aeroporto de Tempelhof, em Berlim.

Foi o maior aeroporto da Alemanha durante alguns anos a seguir à II Guerra Mundial e ficou conhecido por ser o lugar por onde os aliados forneciam mantimentos e combustível para a zona de Berlim que ficou nas mãos ocidentais, depois da divisão da Alemanha.

Encerrado em 2008, o aeroporto transformou-se entretanto num imenso parque público que, desde este verão, conta com um auditório ao ar livre e, oh surpresa, um terraço agora aberto ao público na torre de controlo.

Nos 100 anos do aeroporto, um programa cultural e de lazer de 100 horas contínuas de 6 a 10 de outubro.

Festival das Luzes em berlim (visitBerlin / Nathalie_Gianni_Gonzalez)

E porque estamos em Berlim, continuamos pelo Festival das Luzes, de 6 a 15 de outubro, que ilumina ícones como as Portas de Brandeburg e pode ser visto do topo da Torre de TV, com vista panorâmica de 360 graus a 203 metros de altura.

 

A ampliação recente do Museu da História da Medicina (e um programa dedicado ao cérebro a decorrer até janeiro) e o recém-inaugurado Novo Museu Fotografiska (filial do Fotografiska de Estocolmo) com a exposição Nude são outras boas razões para viajar até à capital alemã.

Museu da História da Medicina (Thomas Bruns/ Berliner Medizinhistorisches Museum der Charité)
Fotografiska (bloomimages)

Regressando a Munique, há, claro, a incontornável Oktoberfest, o maior festival de cerveja do Mundo (a decorrer até 3 de outubro). São 120 mil lugares sentados em 17 pavilhões que partilham 34,5 hectares com carrosséis e milhões de litros do líquido de ouro.

Talvez nem todos saibam, mas a tradição nasceu de uma festa de casamento, a do príncipe Luís da Baviera com a princesa Teresa da Saxónia, em 1810.

Oktoberfest de Munique (München Tourismus / Frank Bauer)

Já o museu de arte urbana e contemporânea, MUCA, expõe os mais icónicos trabalhos do famoso artista britânico Damien Hirst, entre pinturas, esculturas e instalações.

E quem se interessa por moda e sustentabilidade pode aderir a uma Green Fashion Tour.

Recorde-se que Berlim está à distância de voos low cost a partir de 70 euros e Munique é servida por várias companhias aéreas com ligações diretas de Portugal.

 

Partilhar