Foto: Igor Martins/Global Imagens

A Câmara do Porto criou um manifesto com um conjunto de ações que os turistas que visitam a cidade devem levar em conta.

Cuidar o património, o uso de transportes públicos e o respeito pelos moradores durante a noite são alguns dos conselhos que integram a lista de boas práticas.

Comprar e apoiar o comércio local, provar a gastronomia, apreciar o vinho do Porto, mas beber com moderação, ter atenção ao barulho e não utilizar as ruas e paredes como casas de banho são outras das recomendações.

Já quanto ao alojamento, o manual recomenda, por exemplo, que sejam reutilizadas as toalhas, poupada energia e água, bem como respeitadas as regras do estabelecimento.

Respeitar as indicações de cada atração turística é outro dos conselhos.

Foto: Pedro Correia/Global Imagens

Para que as ideias vão fazendo caminho, estão previstas para esta quarta-feira, 27 de setembro, três ações de sensibilização, no Aeroporto Francisco Sá Carneiro e na Rua de Santa Catarina e Rua das Flores.

No aeroporto, o manifesto vai ser distribuído aos viajantes que chegam ao Porto para os consciencializar do impacto dos seus comportamentos no destino.

Já na Rua de Santa Catarina e na Rua das Flores vai ser oferecida “uma caixa de emoções do Porto”, com o objetivo de “divulgar, envolver e comprometer os turistas na assinatura do manifesto.”

Partilhar